Pular para o conteúdo

Pancreatite Aguda: Questões para a Residência Médica e Revalida 2021


vamos falar um pouco mais sobre a pancreatite aguda? Essa doença é caracterizada como um processo inflamatório agudo que afeta o pâncreas, e pode envolver tecidos peripancreáticos e até mesmo outros órgãos. As duas principais causas da pancreatite aguda são a litíase biliar (cálculos biliares) e a etiologia alcoólica, sendo que a primeira é a mais comum.
Outras causas da doença incluem hipertrigliceridemia (principalmente com triglicerídeos acima de 1000mg/dl), pancreatite biliar complicada pela CPRE (colangiopancreatografia retrógrada endoscópica), hipercalcemia, infecções, drogas, trauma abdominal e outras.
O diagnóstico da pancreatite aguda pode ser feito por critérios clínicos, laboratoriais e radiológicos.
Os critérios clínicos incluem dor abdominal em região epigástrica ou em barra, que pode ser acompanhada de náuseas e vômitos.
Os laboratoriais incluem dosagem de enzimas pancreáticas como amilase e lipase, que geralmente se apresentam aumentadas acima de três vezes o limite superior da normalidade. Já os critérios radiológicos incluem a presença de alterações nos exames de imagem compatíveis com pancreatite aguda.
A principal estratégia de tratamento da pancreatite aguda é a administração de analgésicos e anti-inflamatórios, além da hidratação do paciente e correção de possíveis alterações metabólicas. Em alguns casos, pode ser necessária a hospitalização em UTI e até mesmo intervenções cirúrgicas.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a pancreatite aguda, lembre-se de ficar atento(a) aos sintomas e causas da doença. E não se esqueça de que sempre é importante consultar um médico em caso de qualquer suspeita.
Fonte: Questões de pancreatite aguda para Residência Médica e Revalida 2021 por Estratégia MED