Pular para o conteúdo

Como Tratar Inflamações em Cavalos – Guia de Cuidados Equinos


Vamos falar mais sobre as inflamações em equinos com a médica veterinária da Ourofino, Raquel Verdade. Muito obrigado pela presença, Raquel.
Aqui é o que são as inflamações: inflamações são respostas teciduais, resposta do nosso organismo frente a uma agressão. As inflamações contém eventos vasculares e celulares que vão combinar com os sinais de dor, de calor, de rubor. A região inflamada fica mais avermelhada, perdendo função, geralmente decorrendo do tumor (ou seja, o aumento de volume da região). Às vezes, por exemplo, o cavalo não coloca o pé no chão. Isso pode ser que ele está com uma inflamação, exatamente ele não coloca a pata no chão devido a uma perda de função que pode ser devido a um inchaço. Essa perda de função então pode ser transitória ou permanente.
O cavalo pode se curar ou não dessa inflamação. Quais são as principais causas da inflamação? A inflamação pode ter como causa um trauma, uma infecção, uma necrose, uma reação de insensibilidade, por exemplo, e é importante o veterinário para diagnosticar isso exatamente. A gente precisa saber a causa da inflamação para poder tratá-la da melhor forma possível.
A Ourofino tem produtos anti-inflamatórios que conseguem fazer o tratamento. Sim, a gente tem hoje no mercado uma série de anti-inflamatórios disponíveis. A principal diferença entre eles é o local de atuação. E é exatamente o local de atuação que diferencia Maxicam da Ourofino, porque devido a este local de atuação que o Ourocam Max tanto gel quanto injetável faz com que ele tenha uma excelente atuação anti-inflamatória com mínimos efeitos colaterais. Então, eu tenho um anti-inflamatório com excelente atividade anti-inflamatória que atua tanto na dor quanto na atividade anti estudar ativa. Onde inflamatório que atua ante a demanda, ante a informação de tecido, é um aumento de volume com mínimos efeitos gastrointestinais. Então, ele preserva o estômago do meu cavalo. Esse anti-inflamatório pode ser utilizado em casos de tendinite, de muse, de analgesia pré e pós-operatória, até mesmo em caso de mastite.
E há também o anti-inflamatório Maxicam injetável e o gel. A diferença dos dois, além da forma de administração, o gel se administra via oral e injetável ou intravenoso na veia do animal e o intramuscular no músculo. O gel tem a facilidade de não precisar utilizar a agulha, então para uma pessoa que não sabe aplicar uma injeção num cavalo, hoje é muito mais fácil e seguro, tanto para a pessoa quando o animal. Então, facilita a rotina da pessoa que manipula esse animal. Então, às vezes, se o veterinário não puder estar presente, é importante utilizar Maxicam gel. Ele é muito mais fácil, seguro e eficaz.
Além do Maxicam, na reportagem, nós acompanhámos também o uso do sabão branqueador. E além da parte de higiene, ele pode ser utilizado para ajudar no diagnóstico de uma inflamação. Pode parecer estranho, mas sim, a gente dá um banho no cavalo é muito mais do que uma limpeza. A gente precisa lembrar que o suor do cavalo é rico em sais. Então, dar um banho no cavalo é importante para a gente tirar esse sal do cavalo e oferecer esse conforto para que ele não fique coçando. E além disso, a gente dar um banho no cavalo, a gente vai fazer uma massagem nele e para saber se esse cavalo ficou dolorido em algum ponto, tirar o barro da pata para saber se tem algum inchaço, tem alguma área que está mais atacada, mais edemasiada, tem alguma área que está dolorida, ou seja, tem uma área que está inflamada. Saber se meu cavalo se machucou durante o percurso, se tiver embates, eu não vou saber. Saber se tem alguma área que está cortada. Então, é importante dar um banho, fazer a limpeza desse animal para saber se ele se machucou ou se ele está pronto para um novo dia de trabalho. Dessa forma, com certeza, é os recursos vão conseguir ganhar.
É bem no dia a dia, suas atividades. Certamente, muito obrigado pela presença e conversei com Raquel Benazzi, médica veterinária da Ourofino.
Fonte: Tratamento de Inflamações em Equinos – 209/01/2014 por Ourofino Saúde Animal