Pular para o conteúdo

Como Desidratar Álcoois de forma eficiente.


Aula de Química – Desidratação

Aula de Química – Desidratação

Olá pessoal, tudo bem? Eu sou Marcus Viana, seu professor de química. Hoje teremos uma aula sobre a reação de desidratação, algo que é sempre um assunto muito importante presente nas provas do Enem.

O que é a reação de desidratação?

A reação de desidratação significa a retirada de água de um determinado composto. No caso da desidratação de álcool, é a retirada de água de uma molécula de álcool com o radical ligado à hidroxila. As reações de desidratação de álcool podem ocorrer de duas maneiras:

Desidratação intermolecular

A desidratação intermolecular ocorre entre duas moléculas. Por exemplo, se estamos falando de desidratação de etanol, teríamos duas moléculas de etanol. Para que ocorra a desidratação, é necessário um agente desidratante, sendo o ácido sulfúrico o mais comum nas reações orgânicas. Essa reação ocorre a 140 graus Celsius. O produto formado é uma molécula de éter.

  • Exemplo com Etanol: CH3CH2OH + CH3CH2OH → H2O + H3C-CH2-O-CH2-CH3
  • Exemplo com Metanol: CH3OH + CH3OH → H2O + CH3O-CH3

Desidratação intramolecular

A desidratação intramolecular ocorre dentro da própria molécula de álcool. A diferença em relação à desidratação intermolecular é que a retirada de água acontece na própria molécula. Nesse caso, a reação ocorre a partir de 170 graus Celsius e o produto formado é uma molécula de éter.

  • Exemplo com Etanol: CH3CH2CH2OH → H2O + CH3CH2-O-CH2CH3
  • Exemplo com 1-Propanol: CH3CH2CH2CH2OH → H2O + CH3CH2-CH2-O-CH2CH3

Essa foi uma super aula de hoje sobre desidratação. Espero que tenham gostado e que tenha sido útil para vocês. Até nosso próximo encontro!

Fonte: DESIDRATAÇÃO DE ÁLCOOIS por Química do enem