Pular para o conteúdo

Tratamento de Queimaduras – Dicas para Tratamento Eficiente


Olá, sejam bem-vindos ao Fechado com Asegurança. Para quem ainda não me conhece, sou a Gisele Dias, bombeira civil e instrutora na NMA Consultoria. Hoje, vou falar sobre queimaduras.
Queimadura é uma lesão que causa danos à pele ou aos tecidos mais profundos e pode ser causada por sol, líquidos quentes, fogo, eletricidade ou produtos químicos. O nível de gravidade das queimaduras se baseia na profundidade e extensão da área atingida. Lembrando que queimaduras que atingem mais de 10% do corpo já são consideradas graves.
As queimaduras elétricas costumam ser difíceis de diagnosticar, pois podem causar graves danos internos sem apresentar sinais na superfície. Os sintomas variam de uma sensação de pequeno desconforto a uma emergência com risco de morte. Em geral, é possível tratar queimaduras leves em casa. Queimaduras profundas ou generalizadas e queimaduras químicas ou elétricas precisam de cuidados médicos imediatos, muitas vezes em unidades especializadas. Consulte um médico para receber orientação adequada.
Ficou interessado nesse assunto? Me acompanhe nesse vídeo que eu vou apresentar para você as técnicas de primeiros socorros em casos de queimaduras.
O primeiro procedimento a ser feito em caso de queimadura é lavar o local em água corrente por no mínimo 15 minutos. O objetivo de lavar é resfriar o local. Com isso, você diminui o desconforto para a vítima, além de cessar a queimadura.
Outro procedimento importante é proteger o local onde ocorreu a queimadura. Essa lesão pode gerar contaminações por bactérias que já estão na própria pele. A proteção vai garantir uma redução de o tratamento da lesão. Para proteger o local, vamos umedecer gases, colocar sobre a queimadura e envolver com papel alumínio. A função do papel alumínio é manter a temperatura no local. Você pode finalizar usando uma atadura.
E em se tratando de queimaduras químicas, devemos avaliar qual o produto causou a queimadura e, através da ficha de segurança, identificar o tratamento adequado. Inclusive, tem um vídeo falando sobre a ficha de segurança que vou deixar no encarte para você que ainda não viu.
Agora, um cuidado importantíssimo quando se trata de queimadura é lembrar de nunca furar as bolhas. Elas fazem a proteção da pele, mantêm a umidade e evitam contaminações. E também devemos lembrar que, em se tratando de queimadura, não devemos passar nada. Existe sempre alguém com uma receitinha caseira da vovó para tratar queimadura. Mas, quando usamos algo na queimadura, o desconforto é infinitamente maior.
Quando chegamos no hospital, eles vão ter que lavar e retirar esse produto, utilizando escova, para depois dar o devido tratamento. Ou seja, você só vai piorar a situação da vítima. Portanto, siga as instruções desse vídeo e saiba que o procedimento mais simples é sempre o mais eficaz.
Se você quiser saber mais sobre queimaduras, vou deixar no encarte uma aula com uma vídeo aula completa sobre o assunto. Deixa nos comentários a sua opinião. O que você costuma fazer em caso de queimadura? Qual a sua receita?
Veja também um like se você gostou desse vídeo. Compartilha muito nas suas redes e compartilhe com seus amigos. Se inscreva no canal se ainda não inscrito e clica no sininho para ativar as notificações e não perder nada. Vamos ganhar nas redes sociais para estar sempre muito bem atualizado. Até o próximo vídeo!
Fonte: Como tratar QUEIMADURAS – o que fazer para tratar por FECHADO COM A SEGURANÇA