Pular para o conteúdo

Como aliviar a dor de garganta em bebês e crianças? Dicas e cuidados


E aí, tudo bem? Hoje vamos falar sobre a dor de garganta em bebês e crianças. Saber se o seu bebê está ou não com dor de garganta pode ser difícil, já que muitas vezes confundimos com uma gripezinha. Mas quando as coisas não melhoram, a dúvida começa a surgir dentro da nossa cabeça. Este conteúdo vai te ajudar a entender tudo o que você precisa saber para ficar craque no assunto.
Antes de qualquer coisa, você sabe por que as crianças e bebês sentem dores na garganta? Eles podem apresentar dores e inflamações na garganta por alguns motivos, como a gripe e o resfriado, rinite viral, infecções por bactérias. As infecções bacterianas que atingem a garganta costumam apresentar sintomas mais intensos e normalmente afetam as amígdalas. A criança e o bebê que dormem com a boca aberta ficam com a garganta muito ressecada, o que pode gerar uma inflamação. A tosse alérgica durante a noite, aquela tosse em excesso, e determinados vírus podem causar lesões ou inflamações na boca ou na garganta.
De todos esses pontos, as inflamações causadas por vírus ou bactérias são sempre as mais intensas. O vírus é mais leve do que a bactéria, não se toma antibiótico e tende a ficar no organismo entre 3 a 7 dias. Quando o quadro é viral, a criança normalmente fica bem. Já quando o quadro é bacteriano, os sintomas duram mais e precisam de antibiótico para serem contidos.
Os bebês e crianças tendem a apresentar um quadro bem complicadinho: febre alta, falta de apetite, garganta seca, irritabilidade, dores ao redor do pescoço por conta das glândulas que ficam bem inchadas e bastante pus na garganta, o que faz doer demais. A maioria das infecções na garganta são contagiosas, então possivelmente o papai e a mamãe também não se sentiram muito bem. Quando um membro da família fica com dor de garganta, todo mundo acaba ficando, só por este motivo você consegue fazer a associação correta de que a dor de garganta veio por um fator inflamatório causado por vírus ou bactéria.
É muito importante manter a criança bem alimentada e hidratada. Quanto mais água ou leite melhor para ajudar a não ressecar ainda mais a garganta. Eu quero mostrar aqui um resumo rápido dos possíveis sinais e sintomas de uma inflamação por vírus ou bactéria na garganta:
– Pescoço muito dolorido
– Dor ao se alimentar ou beber água. Os bebês menores poderão recusar comer ou beber e também podem chorar muito na hora das refeições
– Febre
– Tosse
– Secreção nasal
– Rouquidão
– Garganta muito vermelha e com pus
Para facilitar a vida do seu filho, veja essas dicas:
– Dê alimentos mais moles que sejam fáceis de engolir
– Se o seu filho beber muita água e se manter hidratado, melhor
– Se à noite você utilizar o umidificador no quarto, melhor ainda
– Se existir secreção junto com a tosse, não deixe de fazer a limpeza nasal com soro para reduzir a obstrução da garganta
– Se existe muita tosse junto com a dor da garganta, veja com seu médico sobre a possibilidade de dar um xarope de guaco ao seu filho
E quando é o momento certo de procurar o pediatra? Entre em contato com seu médico de confiança quando o bebê ou a criança apresentar uma inflamação na garganta por mais de 24 horas e apresentar febre, se o seu filho não consegue respirar direito, se o seu filho babar demais e não conseguir engolir nenhuma alimento, se aparentemente tiver muito caído, sem energia estranho, se já se passaram três dias e tudo só piora, se o seu filho faz barulhos diferentes como ressonar, se ele apresenta sonolência exagerada durante o dia.
É claro que a dor de garganta em bebês e crianças é um problema bastante comum na infância, mesmo porque nos primeiros anos o sistema imunológico da criança ainda não está em cem por cento formado, ou seja, o organismo ainda não desenvolveu totalmente as defesas necessárias para combater algum tipo de agente infeccioso. O que leva às chances de infecção. O importante é você, mamãe, estar atenta aos sinais que o seu filho vai te dar. Quando o bebê é pequeno e não sabe falar, tudo está no seu poder de observar e entender o que está vendo de fato. Quando a criança já sabe falar, já é mais fácil de pontuar o problema. Esteja atenta!
Essa época do ano, o outono, é bem propícia à dor de garganta em todo mundo. Se você gostou desse conteúdo, não deixe de curtir e deixar seus comentários.
Fonte: DOR DE GARGANTA EM BEBÊS E CRIANÇAS , O QUE FAZER? por Mamãe pergunta pra Nati