Pular para o conteúdo

Tratamento de Aftas: Importância da Atenção Farmacêutica e Medicamentos Adequados.

Ajudando pacientes com aftas bucais

Olá pessoal, aqui é a Talita Lima, farmacêutica do Canal Vida de Farmácia. No vídeo de hoje, vamos falar sobre atenção farmacêutica nas aftas.

As aftas são consideradas uma das doenças bucais mais comuns e, apesar do seu pequeno tamanho, essas feridinhas chatas podem causar grande incômodo em muitas pessoas. Elas são pequenas úlceras rasas que aparecem na região da bochecha e dos lábios, podendo aparecer também na língua e na região do palato. Duram aproximadamente 7 dias, têm formato arredondado e apresentam uma cobertura amarela esbranquiçada. Ainda não se sabe exatamente o que provoca o aparecimento das aftas, porém alguns fatores contribuem para isso, como por exemplo batidas e mordidas no tecido bucal que podem facilitar a remoção do epitélio, acidez excessiva na boca, distúrbios imunológicos e deficiências nutricionais, principalmente a falta de vitaminas A, B12, C, D e E e falta de cuidado com a higiene oral.

Os sintomas normalmente começam com dor e inchaço no local e duram em média uma semana, ou até duas semanas, desaparecendo de forma espontânea. No entanto, podem aparecer de forma recorrente, que é conhecida como estomatite aftosa recorrente.

Tratamento

Para o tratamento farmacológico, em alguns casos, não é necessário tratar com nenhum medicamento. Em casos graves, pode haver a necessidade do uso de substâncias à base de corticoides tópicos e orais e até suplementação vitamínica. No entanto, os corticoides só devem ser utilizados sob prescrição médica. Em relação aos medicamentos isentos de prescrição, existem formulações com ação anti-inflamatória, anestésica e anti-sépticas. Alguns exemplos são o Aftine, Bismu-Jet e Admuque Benzidamina.

Para o tratamento não farmacológico, é necessário orientar o paciente a evitar comidas e bebidas quentes, sucos de frutas ácidas como limão, abacaxi e laranja, evitar stress, utilizar escovas de dente macias para não machucar o local afetado e manter uma boa higiene, utilizar enxaguantes bucais e o chá de camomila aplicado na afta também pode ajudar a diminuir a dor e os inchaços.

Quando devo encaminhar meu paciente ao médico? Deve ser encaminhado ao médico pacientes que apresentam aftas recorrentes e com muita frequência, em pacientes com mais de 65 anos, pacientes tratados na farmácia e cujos sintomas não regrediram, aftas que duram mais de 15 dias, lesões formadas por múltiplas úlceras pequenas que se juntam e transformam-se numa lesão grande, aftas que podem estar acompanhadas de linfonodos no pescoço e, às vezes, podem apresentar febre baixa e mal-estar.

Para dúvidas e perguntas, deixe abaixo nos comentários. Se você gostou desse tipo de conteúdo e quer uma versão ainda mais resumida desse vídeo, siga-nos no Instagram, deixe seu like, compartilhe com seus colegas da área. Obrigada, e até o próximo vídeo!

Fonte: Atenção Farmacêutica nas Aftas e medicamentos para tratar Aftas por Vida de Farmácia