Pular para o conteúdo

Anticorpos da tireoide: Entenda o que pode estar alto em seu exame


Olá meus amores, tudo bem? Meu nome é Juliana Gabriel e eu sou médica endocrinologista. Esse é o primeiro vídeo do nosso especial de 2021 para o mês da tireoide e para o Dia Internacional da Tireoide. Todo ano, no mês de maio, eu faço uma série de vídeos sobre a tireoide e esse ano eu trouxe três temas que foram perguntas que recebi muito ao longo deste último ano, desde nossa última especial da tireoide. E eu vou fechar esse mês com uma live para tirar dúvidas e responder todas as perguntas de vocês, então fiquem ligados aqui no canal no final do mês de maio.
No primeiro vídeo de hoje, vamos falar sobre os anticorpos da tireoide. Isso é uma dúvida que eu sempre recebo e para poder explicar para vocês o que é um anticorpo alterado, eu preciso voltar um pouquinho lá atrás e explicar quais são os tipos de exame de tireoide que a gente faz. Então, lá no primeiro vídeo que fiz aqui no canal, explicando o que é a tireoide, suas funções e seus hormônios, vocês devem ter visto que a tireoide é uma glândula que produz hormônios T3 e T4 e que, para avaliar suas alterações de forma e função, a gente precisa pedir os exames de ultrassom e de dosagem hormonal TSH e T4 livre respectivamente.
O exame de ultrassom avalia alterações da forma da tireoide, como aumento da tireoide ou presença de nódulos, enquanto o exame de dosagem hormonal avalia a função da tireoide, ou seja, o quanto ela está funcionando corretamente. E é aí que entram os anticorpos da tireoide. Existem três tipos de anticorpos comuns que costumamos pedir para aprofundar o diagnóstico de possíveis disfunções da tireoide. São eles: anticorpos relacionados à tireoidite de Hashimoto (anti-TPO e anti-tireoglobulina) e o anticorpo específico para a doença de Graves que causa o hipertireoidismo (TRAB).
Muitas vezes, as pessoas ficam assustadas quando recebem o nível de anticorpo muito alto, mas isso não significa que precisam tomar remédio naquele momento. Quando o anticorpo está alterado, mas o exame de hormônio no sangue está normal, não há indicação de dar hormônio. Nessa situação, só é necessário acompanhar e fazer mudanças no estilo de vida para diminuir a inflamação da tireoide, como cuidar da alimentação, evitar o estresse, dormir bem, evitar o cigarro, fazer atividade física e cuidar da saúde em geral. Se a tireoide estiver inflamando cronicamente, pode ser necessário tomar remédios para tratar o hipertireoidismo ou hipotireoidismo (em casos da doença de Hashimoto).
Por isso, é importante ter um médico de confiança para acompanhar seu caso e tirar dúvidas. Não se deve ter receio de expor tudo que está acontecendo com o seu corpo para o médico, para que ele possa avaliar a progressão e orientar o melhor tratamento, caso necessário. Além disso, é fundamental cuidar da saúde, evitando alimentos inflamatórios e frituras, excesso de açúcar e gordura, agrotóxicos e desreguladores endócrinos.
Resumindo, a presença de anticorpos alterados indica que a tireoide está inflamada e pode ser necessário fazer mudanças no estilo de vida para diminuir essa inflamação. O anticorpo alto não significa necessariamente que precisa tomar remédio, mas é preciso ter um médico para acompanhar e verificar se há necessidade de tratamento. Espero ter ajudado a esclarecer as dúvidas de vocês sobre anticorpos da tireoide. Fiquem atentos aos próximos vídeos do nosso especial para saber mais sobre tireoidite de Hashimoto, hipotireoidismo subclínico e T3. Até a próxima!
Fonte: Meu exame da tireoide está alto! E agora? | Anticorpos da tireoide por Endocrinologia Para Todos | Tribu