Pular para o conteúdo

Doenças que causam aumento de tamanho nos testículos.


Situações que podem aumentar o volume testicular
Olá, me chamo Lucas Felipe Gomes, sou médico urologista da cidade de Concórdia, Santa Catarina. Neste vídeo, vamos entender quais situações que podem dar um aumento na região dos testículos. Se você tem interesse neste assunto, continue assistindo este vídeo e inscreva-se no meu canal do YouTube, Elógica, ative as notificações e, principalmente, não esqueça de compartilhar este vídeo com seus amigos, colegas e conhecidos, a fim de que esta informação útil consiga chegar ao maior número possível de pessoas.
Quando os pacientes chegam até nós se queixando que o tamanho do seu testículo não para de aumentar, é uma queixa bastante desconfortável para ele. Afinal de contas, eles não sabem na grande parte dos casos o que está acontecendo e essa situação costuma ser bastante desagradável e gera à frente preocupação nas suas vidas, pois esses homens veem no noticiário, na TV, que essencialmente circular pode ser causado por um tumor no testículo e quando isso acontece, ele geralmente vem muito assustado até nós. A boa notícia é que na grande parte do que acontece, não é a gente ter um tumor de testículo que causa essa situação. São situações benignas que acontecem e fazem com que esse testículo venha a aumentar e também, tanto nós, precisamos estabelecer uma diferença.
Em situações que podem causar um aumento na região testicular, é basicamente o que aumenta o volume dos testículos é quando o testículo propriamente dito, ele aumenta de tamanho ou envoltório dele que nós chamamos de bolsa escrotal que tende a aumentar. A idade da pessoa pode influenciar no tamanho dos testículos, mas se estabelecemos essas diferenças, nos ajuda a entender melhor o problema que o paciente está sentindo.
Basicamente, quais são as doenças que atacam diretamente o testículo e podem fazer com que este órgão aumente de tamanho? São basicamente:
1. Orquite: que é uma inflamação que acontece no testículo, realmente de causas bacterianas, que podem ser contraídas através de doenças sexualmente transmissíveis. Além do aumento do tamanho dos testículos, ela costuma causar uma dor no testículo, fica vermelho e extremamente doloroso. Nessas situações em que ele fica inchado, ele necessita de um tratamento com antibiótico na grande parte das vezes, para que ele retorne ao tamanho original.
2. Cisto de epidídimo: que são pequenas bolinhas de água que se formam numa estrutura que fica em volta dos testículos, chamados epidídimo, que se desenvolvem de maneira espontânea, mas podem acontecer também depois de pequenos traumatismos dessa região. Eles podem atingir grandes dimensões e fazer com que os pacientes se confundam e fiquem extremamente preocupados.
3. Torção do testículo: ou seja, o testículo ele sobre ele mesmo, no início ele causa bastante dor e incha de igual maneira muito rápida. Costuma acontecer em pacientes jovens até os seus 16 anos de idade e é caracterizado por uma dor de início bastante súbita, extremamente forte e com o passar das horas, esse testículo pode também vir a aumentar.
4. Varicocele: que são as dilatações nas veias que chegam até os testículos e, se for uma varicocele bastante grande, também pode dar esse aumento de volume na região testicular.
5. Câncer de testículo: nunca deve ser esquecido nessas situações, mas que também só costuma ter um aumento muito significativo quando esse câncer atinge grandes dimensões. O paciente pode demorar muito tempo para ser investigado pelo médico e esse câncer de testículo pode aumentar significativamente o tamanho do seu volume testicular.
Isolando agora as doenças que atingem a parte externa que é a bolsa escrotal do paciente, temos como principal causa a hidrocele que é o acúmulo de água ao redor do testículo. Ela pode surgir de maneira lenta ao longo do tempo, atingir grandes dimensões e gerar um desconforto muito grande, que deve ser tratado. Na grande parte das vezes é necessária uma cirurgia, na qual você retira a camada que produz esses líquidos e assim, acaba ficando muito bem depois disso.
Outra situação que pode dar um aumento na região testicular são as hérnias inguinais. O paciente pode ter uma hérnia na região inguinal e o conteúdo da cavidade abdominal desce até a região da bolsa escrotal e também existe um aumento significativo do volume dessa região.
Não podemos esquecer que o edema, que é o acúmulo de líquido na bolsa escrotal deste paciente, também pode acontecer quando esse paciente tem aumento dos seus membros. Pacientes que tenham ficado muito tempo acamados, que estejam mesmo debilitados, podem ter um aumento da região testicular simplesmente por causa desse linfedema que acontece ali. Pacientes que passaram por determinadas cirurgias também podem sentir esse aumento em suas bolsas testiculares.
Estabelecer essas diferenças é extremamente importante para que nós possamos descobrir qual é a doença que o paciente tem e consigamos trabalhar da melhor maneira possível. Descoberta a doença, a grande parte das vezes, o testículo mesmo que tenha aumentado de tamanho, a bolsa escrotal pelo menos retorna ao tamanho original e o paciente consegue seguir sua vida e rotina normal.
Gostaria de agradecer a todos que assistiram ao vídeo. Inscrevam-se no meu canal do YouTube, Elógica, compartilhem este vídeo, deixem suas dúvidas, críticas, comentários e sugestões. Um forte abraço, fiquem com Deus e até o nosso próximo encontro.
Fonte: TESTÍCULO GRANDE: que doenças causam esse problema por Toque de Urologista