Pular para o conteúdo

Cárie infantil e cárie de mamadeira: causas, prevenção e tratamento. TV CAVIAR.

Cárie Dentária e Cárie de Mamadeira

Hoje vamos abordar o tema chamado cárie de mamadeira, que é um tipo de cárie precoce que acomete os bebês e crianças pequeninas através da ingestão de líquidos açucarados e pela não higienização da boquinha durante a noite. A criança mama de madrugada, quer seja na mamadeira ou no peito, e há mais… simplesmente não tem higienização.

Mas antes de entrarmos na cárie de mamadeira, vamos discorrer sobre os dentes decíduos, ou dentes de leite, que são tão importantes para o bebê, pois interferem em várias coisas: na mastigação, na fonética, na estética e no adequado desenvolvimento e crescimento dos arcos maxilares. Por exemplo, se o dentinho dói ou está faltando, a mastigação fica comprometida, a fonética fica comprometida porque alguns fonemas não serão pronunciados corretamente, a estética fica comprometida e mais ainda, o adequado desenvolvimento e crescimento dos arcos maxilares, pois é preciso que os dentes tenham equilíbrio nas duas arcadas, para que a maxila e a mandíbula tenham o desenvolvimento correto na época certa.

Cárie Dentária

Agora vamos falar sobre a cárie dentária. Ela é causada basicamente pela placa bacteriana, ou biofilme, como é chamado. Mas o que é essa placa bacteriana que todo mundo fala? É uma sujeirinha do dente, composta de bactérias e restos de alimentos. A mãe com um palitinho pode vê-la, é meio transparente, mas se ela já está bastante acumulada, é uma espécie de massinha amarelada. Essa placa pode não só provocar cáries, mas também provocar gengivite, inflamação da gengiva. E quando não removida, as bactérias contidas na placa produzem ácidos que atacam o esmalte do dente, produzindo cáries, escavações, ou seja, capturas no esmalte.

O primeiro sinal clínico da cárie dentária é a mancha branca de descalcificação. Ela aparece na parte cervical, lá em cima do dente, perto da gengiva. Essa manchinha branca é a marchinha branca, que é o primeiro sinal clínico da cárie dentária.

Cárie de Mamadeira

Agora, de fato, vamos falar sobre a cárie de mamadeira, que é aquela cárie que eu mencionei no começo, que começa de forma tímida e precoce, e também é chamada de cárie rampante, pois é muito rápida e destrói toda a coroa do dente da criança.

A cárie de mamadeira é causada pela ingestão de líquidos açucarados antes de dormir, sem fazer a higienização adequada. E não é só o leite que pode causar, pode ser suco ou qualquer outra coisa que tenha açúcar. Jamais deixe a criança dormir mamando e sem fazer a limpeza correta após a última mamadeira.

Alguns fatores importantes também contribuem para a formação da cárie de mamadeira, como a transmissão de bactérias cariogênicas da boca dos pais, principalmente quando há o hábito de dar selinho na boca da criança. Outro fator importante é a alimentação incorreta, como visitar os parentes e comer um monte de chocolate, bala e pirulito. As bactérias adoram!

As consequências para a criança são: dor significativa, às vezes tem que fazer a extração do dente; às vezes tem abscesso quando o dente já está só raiz; afeta o desenvolvimento físico da criança, que se alimenta mal; na formação dos dentes permanentes, podem ocorrer maloclusões, já que não há equilíbrio das duas arcadas.

Portanto, a higiene e os cuidados bucais da criança são de inteira responsabilidade dos pais ou responsáveis. Não adianta chegar no consultório e dizer que o dente queria, ou que tomou muito antibiótico ou que a criança sente fome na madrugada. Às vezes, a mãe pode auxiliar no desmame, acrescentando água gradativamente até a criança não gostar mais e for substituído por água.

Fiquem atentos e cuidem bem da saúde bucal dos filhos!

Fonte: 🌿 CARIE. Carie infantil e tudo sobre a cárie de mamadeira. TV CAVIAR por TV CAVIAR Dicas Animadas de Saude