Pular para o conteúdo

Encefalopatia Hepática: Entenda Como o Fígado Pode Afetar o Cérebro.


O selecionador de cabeça e pessoal e meataca o fígado, mas não é bem assim não

A gente tem um na nossa imaginação aíuma ligação entre cérebro e fígado emuitas vezes as pessoas têm enxaqueca emuitas pessoas que têm enxaqueca têmtambém um mal estar e enjôo faz parte doquadro de enxaqueca pela própriaalteração cerebral. Já deve ter ouvido essa né? Acho que muito tempo sem comer aí atacao fígado e me deu dor de cabeçabrady não é assim. A enxaqueca é umaalteração cerebral que leva a uma sensação de mal estar em jogo e às vezesaté vômito por uma ação do próprio cérebro. É uma disfunção do cérebro, não tem nada a ver com fígado. O fígado que está aqui quietinho dele não tem a ver com vocêter ficado muito tempo sem comer ou tercomido uma coisa ruim. Uma coisa que fez mal ao sentir um cheiro muito forte. Jáfui abastecer o carro no posto, veioaquele cheiro de gasolina aí me ataca ofígado. Eu tive dor de cabeça. O fígadonão tem nada a ver com isso. Agora, essevídeo aqui não é sobre enxaqueca, é sobre um outro tema.
Uma relação que existe entre o fígado e o cérebro, e que quem nos perguntou foi a Terezinha Leandro. Ela falou: doutor Daniel, fala umpouquinho pra mim sobre em cepha lopatea hepatite cá. Quando vi o tema, pensei: meu deus, porque a Terezinha quer saber sobre en cephalon apatia prática? A gente foi vertem bastante gente com dúvida com relação a isso. É importante a gente entender que é em si é falou patia patosvem do grego que é doença, e encéfalo é o cérebro. Então, é uma doença do cérebro vamos dizer assim, é um agravo, é uma alteração, é uma agressão ao nosso cérebro feita por conta de uma doença do fígado, da hepatite. A encefalopatia hepática, um ataque ao cérebro, uma doença do cérebro que acontece por causa de uma doença do fígado. Por exemplo, na insuficiência hepática aguda, quando o fígado para de funcionar da forma adequada de uma maneira muito abrupta. Ou pode acontecer também, na cirrose, que é crônica, é muitas vezes associada ao alcoolismo, mas também às vezes é associada, por exemplo,à hepatite C. O fígado vai aos poucos piorando o seu funcionamento, vai deixando de funcionar adequadamente, e que acontece então, sim, vão acumulando substâncias tóxicas no nosso organismo.
O fígado é a grande central de metabolismo do nosso organismo, tudo que a gente come, absorvido pelo intestino, e as substâncias que são absorvidas são metabolizadas, digeridas, nação quimicamente transformadas pelo fígado. Quando ele começa a não fazer isso direito, muitas substâncias não são digeridas adequadamente, e os seus subprodutos, as substâncias químicas que se acumulam, podem causar vários problemas, e dentreeles podem alterar a função do cérebro,e quais são os sintomas cerebrais, quais são os sintomas neurológicos, psiquiátricos que a encefalopatia pode trazer? Além de sintomas  motores sintomas neurólógicos mesmo, que o neurologista vai perceber.
As vezes a mão, você puxa a mão e ela fica fazendo assim, que a gente chama de flapjack, ou outros sintomas neurológicos mais localizados. Existem sintomas que a gente chama de cognitivos, sintomas mentais. A pessoa pode ficar assim meio distraída ela pode ficar um pouco desorientada, começa não saber que dia é hoje, exatamente onde que ela tá. Ela vai rebaixando o nível de consciência, vai ficando sonolenta, é como se o cérebro fosse aos pouquinhos desligando,vai pegando ele o potencial no botãozinho de volume no cérebro vaidiminuindo, ea pessoa vai ficando desorientada,vai ficando esquecida, eventualmente, nesse processo ela pode ficar mais irritada, às vezes até agressiva, porque o centro de controle é comportamental de inibição do comportamento também vão sendo afetados, e a pessoa vai ficando também, às vezes, um pouco agressivo e tenso, até que ela fica sonolenta de fato e começa a alternar desperta com dorme, desperta dorme, meio do dia em horários estranhos, e isso pode evoluir para o coma. A pessoa vai ficando tão sonolenta, o cérebro vai desligando tão é intensamente, vamos dizer assim, que a pessoa pode chegar, inclusive, a entrar em coma, por causa da encefalopatia hepática.
O tratamento nesses casos não tem a ver com você ageno cérebro lembrar que está alterando a função cerebral. É a insuficiência do fígado em metabolizar as substâncias, e essas substâncias estão se acumulando.Então, você tem que ajudar o organismo a se livrar dessas substâncias, e ajudar o fígado da melhor maneira possível, a voltar a funcionar, quando possível. Às vezes, quando os casos são muito avançados, aí não tem jeito, tem que fazer, por exemplo, um transplante hepático, que é isso, colocar o filho de outra pessoa, de um doador, nessa pessoa cujo fígado não estava mais funcionando direito, para que ela não acumule essas substâncias, e ela não venha a sofrer com esses sintomas.
Então, esse é um resumão do que a encefalopatia hepática, uma coisa bastante específica, não é uma coisa que a gente não vê no nosso dia a dia, e acontece muito mais em um hospital, porque não costuma ser o primeiro sintoma de um problema no fígado a pessoa ficar desatenta, ficardesorientada, ficar irritada. A pessoa já tem esse diagnóstico, muitas vezes já têm outros problemas por causa disso, e às vezes, ela já está internada, já está no hospital, e aquele paciente começa a ficar na internaçãoconfuso, às vezes agitado, às vezes sonolento, e você vai ver é o fígado que realmente não está funcionando direito, ou então alguém que já tem essa doença crônica,mente faz o tratamento em casa e tal, ambulatorialmente, e por algum motivo a doença se agrava, pega uma infecção, e de certa eo fígado que já estava mais ou menos, ele dá uma caída. Isso pode levar a uma insuficiência e ao desenvolvimento de encefalopatia hepática. A pessoa está em casa, começa a ficar confusa, corre pro hospital, vai ver, é o fígado que não está funcionando direito.
Dor de cabeça não tem a ver com atacar o seu fígado, não fica preocupado. Vai neurologista, vez a enxaqueca, aí, porque enxaqueca têm bons tratamentos. Agora, se a pessoa tem realmente um problema crônico já do fígado, é bom ficar atento. Tem que seguir para que ele se mantenha o equilíbrio e não leve a alterações cerebrais mais graves, que são a encefalopatia hepática, por exemplo. O tema do vídeo de hoje sugerido pela Terezinha Leandro. Obrigado, Terezinha. Espero que tenha esclarecido um poucomais aí pra você. Se você gostou, compartilhe esse vídeo e banda no seu grupo de estudantes de medicina. Eu sei que vocês assistem ajudaa estudar um pouquinho pra prova também. Se inscreve aqui no canal, que a gente vai falar ainda outras dicas, a quem sabe, até ajuda nas provas que têm pela frente.

Fonte: Encefalopatia hepática: quando o cérebro sofre por problemas no fígado por Daniel Martins de Barros