Pular para o conteúdo

Melhores testes para detecção de câncer de próstata: PHI, 4K e Decipher. Saiba mais.


Testes além do PSA para detecção de câncer de próstata
O PSA (antígeno prostático específico) é um exame muito utilizado para detectar possíveis alterações na próstata, mas pode apresentar algumas limitações, como detectar uma elevação do PSA causada por prostatite, levando a uma biópsia desnecessária. Por isso, surgiram novos testes que se mostraram mais precisos para definir quem realmente precisa fazer uma biópsia.
Existem dois grupos de testes complementares ao PSA que podem ser feitos antes de uma biópsia. O primeiro grupo é composto por testes de sangue, que refinam o resultado do PSA. Entre eles, destacam-se o phi score, o 4K score e o PCA3.
O phi score dosa três moléculas no sangue: PSA total, PSA livre e P2PSA, uma proteína produzida em grande quantidade em homens com câncer de próstata. A partir dessas dosagens, é possível calcular o phi score e definir o risco do homem ter câncer de próstata. Se o teste der um valor de 0 a 25, mesmo com o PSA elevado, a probabilidade de ter câncer é baixa, enquanto valores acima de 35 indicam alto risco.
O 4K score, por sua vez, dosa não apenas o PSA total e livre, mas também o pro PSA e o hK2. Com isso, é possível estimar a probabilidade de um homem ter câncer de próstata, indicando a necessidade ou não de uma biópsia.
O PCA3 é um teste feito na urina, que busca fragmentos do RNA do câncer de próstata. Numerosos estudos mostraram sua eficácia em correlacionar a presença do câncer com a produção desse RNA.
Outro grupo de testes é feito no tecido da próstata. O The Cypher, por exemplo, ajuda a definir o risco de o câncer retornar ou se espalhar no corpo do paciente, após realização da cirurgia ou tratamento com radioterapia.
Por fim, se a dúvida ainda persistir, pode-se optar por fazer uma ressonância magnética, que ajuda a confirmar ou descartar a necessidade de uma biópsia.
Conclusão
A utilização de outros testes além do PSA pode ser muito útil para evitar biópsias desnecessárias e dar a homens com câncer de próstata uma estratégia de tratamento mais adequada. É importante lembrar que somente um médico urologista pode avaliar o caso individualmente e definir a melhor estratégia, com base nos resultados desses testes.
Fonte: Novos testes além do PSA melhoram a detecção do câncer de Próstata | PHI | 4K | Decipher. Veja por Dr. Bruno Benigno – Urologista e Oncologista – SP