Pular para o conteúdo

Guia completo sobre ivermectina: para que serve, como tomar e bula ilustrada.

A Bula da Ivermectina

Olá, aqui é a Talita Lima, farmacêutica do Canal Vida de Farmácia. No vídeo de hoje vamos falar sobre a bula da Ivermectina. Assista e confira! Só não esqueça de se inscrever aqui no canal e ativar todas as notificações para não perder nenhum conteúdo.

Como a Ivermectina funciona? A Ivermectina é um medicamento que atua contra várias espécies de parasitas e vermes. Ela age provocando uma paralisia da musculatura desses vermes e parasitas, ocasionando suas mortes e eliminando-os do seu corpo. A paralisia é mediada pela ativação direta dos canais de cloreto sensíveis às Avermectinas controlados pelo glutamato. Esses canais estão presentes somente nos nervos e células musculares dos invertebrados e uma vez ativados, acarretam aumento da permeabilidade da membrana celular aos íons de cloreto com a hiperpolarização dos nervos e musculares, resultando na paralisia e morte do parasita. Em palavras mais simples, a célula fica tão cheia de íons cloreto que o parasita não consegue se movimentar. A Ivermectina também pode interagir com os canais de cloreto mediadas por outros neurotransmissores, como ácido gama-aminobutírico (GABA), presente no sistema nervoso central dos mamíferos. Porém, o ser humano não é afetado da mesma forma que os invertebrados, pois a Ivermectina não atravessa a barreira hematoencefálica em situações normais, o que protege o nosso sistema nervoso central. Além disso, os nervos e células musculares dos mamíferos não apresentam canais de cloro controlados pelo glutamato.

Como tomar esse medicamento? Ele pode ser encontrado nas seguintes apresentações: comprimidos de 6 mg em embalagem contendo 2 ou 4 comprimidos e também existe a apresentação de creme dermatológico de 10 mg por grama. É um medicamento com tarja vermelha que vende sob prescrição, e portanto só deve ser prescrito por profissionais legalmente habilitados, como médico, dentista ou veterinário. Os nomes comerciais que podem ser encontrados na farmácia são: Revectina, Everlast, Evergel, e os Iozzi para comprimidos, e Soolantra para o creme dermatológico.

Para que serve o Vermelhinho? O Vermelhinho serve para o tratamento de Estrongiloidíase intestinal, Oncocercose, Filariose, popularmente conhecida por Elefantíase, Ascaridíase, que é a famosa lombriga, Escabiose, que é conhecida como sarna, e Pediculose, também conhecida como piolho.

O que devo saber antes de tomar esse medicamento? Para algumas infecções, como a Estrongiloidíase intestinal e lombriga, pode ser necessário acompanhamento com exame de fezes para comprovação da cura. Pacientes com baixa imunidade podem necessitar repetir o tratamento, mas isso deve ser avaliado individualmente para cada paciente pelo médico. No tratamento da sarna e do piolho, o paciente deve ser reavaliado após uma duas semanas para a comprovação da cura. Nesses casos, também deve ser tratada as pessoas que convivem próximas que também estejam infectadas. A terapia com Ivermectina não reverte as condições clínicas da Elefantíase já existentes decorrente dos parasitas adultos. O tratamento elimina apenas microfilárias. A Ivermectina é da categoria de riscos na gravidez e é excretada no leite materno em baixas concentrações, portanto não deve ser utilizada por essas mulheres sem orientação médica. A Ivermectina deve ser evitada em pacientes com uso de medicamento que deprimem o sistema nervoso central, como medicamentos para o tratamento da insônia, ansiedade, alguns analgésicos ou mesmo bebidas alcoólicas.

Quando não devo tomar Ivermectina? Esse medicamento é contraindicado para pacientes alérgicos à Ivermectina ou algum componente da fórmula. É contraindicado a pacientes com meningite ou qualquer alteração patológica do sistema nervoso central. Não é recomendado o uso da Ivermectina juntamente com outros medicamentos que agem no sistema nervoso central, tais como benzodiazepínicos, ácido valpróico, entre outros. Esse medicamento é contraindicado para uso em crianças com menos de 15 kg ou menores de 5 anos.

Como tomar esse medicamento? Os comprimidos de Vermelhinho devem ser ingeridos com água. Esse medicamento é de uso adulto e pediátrico, apenas para crianças acima de cinco anos ou 15 quilos. Para o tratamento da Estrongiloidíase, Elefantíase, Lombriga, Piolho, Sarna, a dosagem dependerá do peso corporal, conforme a tabela que vem na bula do medicamento. Uma pessoa de 70kg, por exemplo, deverá tomar dois comprimidos e meio. Em geral, uma dose única de Ivermectina é suficiente para eliminação de vermes e parasitas. A necessidade ou não de repetir o tratamento dependerá de avaliação médica ou da realização dos testes laboratoriais. Para Estrongiloidíase intestinal e lombriga, você deve se submeter à repetidos exames de fezes para documentar a ausência da infecção pelos parasitas. Para Elefantíase, você deve continuar com acompanhamento médico, pois a Ivermectina não elimina as formas adultas do parasita. No caso de infestação por piolho, as lêndeas que estiverem mais aderidas devem ser removidas manualmente ou com um pente fino. Isso deve ser repetido até que tenha certeza que não haja mais vendidas no paciente.

Em quais males a Ivermectina pode causar? As reações adversas são leves e transitórias. Podem ocorrer diarreia, náusea, falta de disposição, dor abdominal, falta de apetite, constipação e vômitos. Também podem ocorrer com frequência desconhecida: tontura, sonolência, tremor, coceira, lesão de pele, urticária, inchaço no rosto e membros, diminuição da pressão do sangue ao levantar-se e batimentos acelerados do coração.

O que fazer quando tomar quantidade maior do que a indicada? Os sintomas mais sérios relacionados à superdosagem são ataques convulsivos, alteração de equilíbrio e falta de ar. Em caso de intoxicação, procure assistência médica imediatamente.

A Ivermectina é um medicamento e seu uso pode trazer riscos. Procure sempre o médico e o farmacêutico, leia a bula. As informações desse vídeo foram extraídas da bula oficial no site da Anvisa.

Assista a outros vídeos como este clicando na playlist que preparei para você. Até o próximo vídeo! Tchau!

Fonte: Ivermectina – Para que serve? Como tomar? | BULA ILUSTRADA por Vida de Farmácia