Pular para o conteúdo

Artrose facetária: sintomas, diagnóstico e tratamento – Clínica São, especialistas em artroscopia e ortopedia com Dr. Christian Cordeiro.

A artrose é uma condição que afeta pessoas em faixas etárias mais avançadas, caracterizada pelo desgaste da coluna. Ela se inicia com a perda da altura do disco intervertebral, que, ao longo da nossa vida, vai perdendo sua capacidade de absorver o impacto. Esse impacto, que inicialmente seria de 80% no centro do disco, passa a ser de 80% na faceta articular, o que leva a perda de cartilagem nessas áreas e ao atrito entre ossos.

Os pacientes com artrose na coluna sentem dor e desconforto, principalmente quando estendem a coluna, aumentando o atrito entre as facetas articulares. Eles costumam encontrar alívio ao flexionar a coluna, adotando uma postura curvada.

O tratamento para artrose na faixa etária tem mudado ao longo dos anos. Antigamente, os pacientes eram tratados com analgésicos e anti-inflamatórios. Mais tarde, a cirurgia era uma opção com a colocação de implantes e parafusos na coluna para imobilizar o segmento afetado pela artrose. No entanto, atualmente, há técnicas não cirúrgicas disponíveis, como a fisioterapia, acupuntura e procedimentos minimamente invasivos, como a radiofrequência lombar percutânea.

A radiofrequência lombar percutânea é um procedimento que permite ao paciente a desativação nervosa, aliviando a dor lombar. É um procedimento paliativo e não curativo, mas é minimamente invasivo e pode melhorar a qualidade de vida dos pacientes de forma rápida e sem grandes riscos.

O procedimento dura entre oito e quinze minutos, e o paciente pode retornar às suas atividades cotidianas normalmente após a realização, juntamente com a reabilitação adequada.

Fonte: Artrose Facetária – Dr. Christian Cordeiro – Clínica SAO – Serviços de Artroscopia e Ortopedia por Clínica SAO Ortopedia e Artroscopia