Pular para o conteúdo

Vírus HPV: Tudo o que você precisa saber

Música

O que é HPV? Na sigla em inglês: Papiloma Vírus Humano. Há mais de 200 tipos diferentes de HPV, sendo que a maioria não manifesta sintomas e é eliminada pelo organismo naturalmente.

Como o vírus se desenvolve? O HPV se instala na pele ou nas mucosas e pode afetar homens e mulheres. É uma das infecções sexualmente transmissíveis mais comuns e encontrada em ambos os sexos. Estima-se que de 75% a 80% das pessoas sexualmente ativas serão infectadas pelo HPV durante a vida.

Cerca de 40 tipos de HPV podem afetar as áreas genitais de ambos os sexos e provocar doenças como: verrugas anogenitais, lesões pré-cancerígenas, e cânceres de colo do útero, vagina, vulva e ânus.

Todos os tipos de HPV que causam um câncer: pelo menos 14 tipos de HPV são considerados oncogênicos. Ou seja, causadores de câncer. O HPV é responsável por cerca de 5% de todos os cânceres no mundo.

Quais são os tipos que causam as doenças com mais frequência? Os tipos 16 e 18 que causam cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero, 90% dos casos de câncer de ânus, 70% dos casos de câncer de vagina e 40% dos casos de câncer vulvar e os tipos 6 e 11 que causam cerca de 90% dos casos de verrugas anogenitais.

Como se dá o contágio? Por contato direto com a pele ou mucosa infectada pela via sexual. Ou seja, pelos contatos oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. É importante saber que o contágio do HPV pode ocorrer mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal. Também pode haver transmissão durante o parto.

E aqui no Brasil, como está a prevalência de HPV? Um estudo populacional realizado em 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal mostrou que 54,6% dos participantes da pesquisa estavam infectados pelo HPV. Destes, 38,4% apresentavam HPV de alto risco.

Como se proteger do HPV? Primeiro é importante sempre praticar sexo seguro, usando preservativo. O uso de preservativo, tanto feminino quanto no masculino, é muito importante e recomendado durante todo o contato sexual, com ou sem penetração. Isso reduz as chances de contágio de HPV. Vale lembrar que o preservativo não protege totalmente da infecção causada pelo HPV, pois não cobre todas as áreas passíveis de serem infectadas. Ou seja, se houver a infecção nessas regiões o HPV poderá ser transmitido mesmo com o uso do preservativo. Por isso, a importância da vacinação.

Algumas vacinas contra o HPV agem evitando a infecção pelos tipos de HPV que contém. Como identificar o HPV? As mulheres devem fazer o exame preventivo papanicolau de acordo com o histórico de cada uma e a faixa etária recomendada. E os homens devem procurar orientação médica ao notar qualquer lesão na região anal-genital.

A prevenção contra o HPV se faz assim: o uso do preservativo sempre, através da vacinação, respeitando-se as faixas etárias para as quais é indicada e por meio do rastreamento, que também deve ser feito de acordo com a faixa etária. Também é recomendável conversar com os profissionais de saúde para esclarecer dúvidas ou procurar uma unidade de saúde para obter mais informações.

Fonte: O que você precisa saber sobre o vírus HPV por MSD Brasil