Pular para o conteúdo

Deputada Carmen Zanotto solicita apoio dos parlamentares para a valorização da Enfermagem.

O mesmo jornalista na apresentação então desta presidência, a gente faz essa menção rosa a Ribeirão Preto ao Senhor Antônio Carlos Morandini que tem história na comunicação. Próximo Deputado inscrito Paulão PT, Deputado Rogério Correia também do PT de Minas Gerais, deputado Carlos zarattini do PT de São Paulo, deputada Carmem Zanotto do Cidadania de Santa Catarina. Tem vossa excelência o prazo de três minutos.

Estamos retomando os trabalhos de forma presencial, isso nos anima e renova nossas esperanças e nos compromissos aqui assumidos, inclusive desta Tribuna, senhor presidente, porque nós temos um compromisso de garantir as fontes de financiamento para a lei do piso Nacional da enfermagem e o cumprimento do que está na emenda constitucional 124.

No dia 4 de setembro, véspera do primeiro pagamento, seu Ministro Barroso deu uma liminar suspendendo os efeitos da nossa lei e do que consta na emenda constitucional 124. Mas, da última sexta-feira agora, foram foi o prazo de 60 dias para as instituições, governos estaduais, municipais, hospitais filantrópicos, hospitais privados, Ministério da Saúde, Câmara, Senado e as entidades da enfermagem responderam os três questionamentos que ele fez com relação ao Impacto e empregabilidade e condições de trabalho. Portanto, agora ele já tem a documentação necessária. Por outro lado, nós precisamos aqui da nossa casa cumprir com o compromisso tanto Câmara quanto Senado de votarmos os projetos de leis que vão fazer frente.

Nós temos a desoneração da folha, nós temos os olhos do petróleo, nós temos a regulamentação dos jogos que está no Senado, tem o PLP sete que já foi votado aqui que foi para o Senado, tem o PLP 44 que está aqui na pauta do dia. Inclusive, só que esses dois PLP são insuficientes, são remanejamento de recursos, de saldos dos recursos das caixinhas dos Fundos municipais de saúde e nós precisamos de recursos consistentes porque a enfermagem não pode, não vai mais esperar por meses aquilo de direito e uma luta há mais de 30 anos. Por isso, quero fazer aqui um apelo aos nove deputados e deputadas que assinem a proposta de emenda constitucional do nove Deputado Mauro Benevides que ele já apontava lá atrás quando nós começamos a discutir que nós teríamos que talvez utilizar os recursos dos Fundos especiais para fazer frente porque a enfermagem não quer. Em Nenhum de Nós queremos que hospitais fechem, reduza o atendimento dos pacientes. Então, nós já estamos com praticamente sem assinatura. Precisamos de mais 71 assinaturas para que a gente possa protocolar esse APEC e abrir discussão nesta casa com o nosso Presidente, com as bancadas. Porque, sim, a enfermagem repito merece e precisa ter o seu piso e essa é a grande tarefa que a gente não se omitiu, estive aqui presente durante todas as sessões, mesmo no período eleitoral, que quero agradecer meus 130 mil cento e 38 votos. Mas precisamos dar a resposta adequada da enfermagem. Seu presente, eu peço que seja dado como líder divulgado nos veículos de comunicação reforçando o apelo para que todos assinem, só para fechar essa proposta de emenda constitucional para que a gente possa iniciar debate, discutir a essa proposta de emenda constitucional e deliberar os projetos que já estão pautados, um deles inclusive ainda no ano passado para fazer frente ao piso Nacional de enfermagem. Obrigada, senhor presidente.

Obrigado deputada Carmem Zanotto. Um dos temas mais relevantes do Brasil é justamente esse, é a efetivação do piso Nacional da enfermagem, isso tem que acontecer o mais rápido possível. Contem com este parlamentar também.

Fonte: Dep Carmen Zanotto pede assinaturas dos Deputados em favor da Enfermagem | 07/11/22 por Portal Enfermagem