Pular para o conteúdo

Osteoporose pode ser causada por dor crônica: entenda.

Olá Ângela, a pergunta é se os exercícios fortalecem ossos fracos. O que são ossos fracos? São aqueles que têm menos cálcio. Então, a osteopenia ou a osteoporose. A osteopenia é uma rocha porosa e mais leve, mas é uma diminuição de cálcio no osso que leva o cálcio para o osso e o sangue a circulação sanguínea.

Como se dá este processo de enfraquecimento do osso? No momento em que as vértebras se aproximam e a coluna acerta a coluna vertebral, as vértebras comprimem os nervos. Quando o nervo encolhe, tudo que está ligado ao nervo encolhe. Assim, a artéria, o músculo, a veia, o sistema linfático e as células do corpo ligadas a aqueles nervos vão ter uma diminuição na permeabilidade das membranas. Logo, a parede das células vai ficar menos permeável porque a célula está mais encolhida.

No caso do osso, ele terá menos entrada de cálcio, a artéria estará mais estreita e a artéria estará com menos permeabilidade. Para entrar no sangue que está dentro da artéria e ir para os tecidos se torna um pouco mais difícil. Para aqui, o sangue que está saindo da artéria e indo para o osso levar o cálcio para que esse cálcio entre no osso também tem uma limitação maior. Então, depois de alguns anos nesse processo, você vai ter diminuição de cálcio que inicialmente é a osteopenia e depois passa a ser osteoporose.

Quando o osso está mais enfraquecido, a partir do momento em que você começa a praticar os exercícios terapêuticos de alongamento e relaxamento, isso é, você praticar relaxamento, você aprende a relaxar praticando os exercícios. Então, você vai aliviar a tensão do nervo, da artéria e das células, e vai possibilitar uma maior permeabilidade das membranas para levar mais cálcio no osso e mais nutrientes para os outros tecidos.

Assim, o seu alimento vai chegar com mais facilidade nas células. Então, você vai ter uma nova assim, uma quantidade maior de cálcio chegando no osso. Com isso, você vai diminuir a osteoporose, a osteopenia e voltando a quantidade de cálcio normal do osso.

Uma das coisas que causa diminuição de cálcio no osso é a dor. Quando a pessoa sente dor, ela contrai naquela região que está doendo, e geralmente é o quadril que dói, a região lombar e o quadril que dói, a coxa que dói, e a área que tem a grande incidência de osteoporose é o colo femoral e o quadril.

A partir do momento em que você alivia a tensão na lombar, no quadril e na coxa, você reduz a osteoporose nessa região. Então, os exercícios servem também para o tratamento de quem tem osteoporose. Já tive um paciente que foi tratado na clínica por causa de dores intensas no quadril e na lombar, e ela estava com osteoporose.

Seis meses depois que as dores já tinham diminuído, ela fez um novo exame de densitometria e a osteoporose tinha diminuído, onde diminuiu a dor, diminuiu a osteoporose. Logo, a dor está diretamente relacionada à osteoporose porque a dor faz encolher, e ao encolher, diminui cálcio no osso.

Fonte: Dor causa osteoporose por VIVA SEM DOR