Pular para o conteúdo

Efeitos da Quimioterapia no Tratamento do Câncer: O que Saber.


A quimioterapia pode interferir em todas as células sanguíneas porque é um conjunto de medicamentos que atua de forma diferente, mas acaba matando células que se multiplicam rapidamente, incluindo as células cancerígenas e as células normais do corpo. Isso resulta em efeitos colaterais como queda de cabelo, baixa imunidade, baixa contagem de plaquetas e células vermelhas do sangue.
As células vermelhas do sangue (hemácias) duram de 90 a 120 dias, enquanto as plaquetas duram cerca de 17 dias e as células brancas dependem do tipo, mas uma modificação significativa ocorre em torno de cinco horas. É importante notar que a imunidade pode ficar baixa em 10 a 14 dias e depois se recuperar. A diminuição na contagem de células sanguíneas é gradual e pode ser considerada um efeito colateral esperado.
Não há muito o que possa ser feito em termos de alimentação para aumentar as células sanguíneas. Se a anemia estiver relacionada à quimioterapia, geralmente não é por falta de ferro no sangue. Alguns tratamentos para a anemia incluem transfusão de sangue e medicamentos como a eritropoietina.
Quando a quimioterapia é interrompida, as células sanguíneas começam a se recuperar de forma natural em 90 a 120 dias. Durante o tratamento, medidas podem ser tomadas para aliviar os sintomas da anemia, mas é importante discutir com o médico as opções de tratamento mais adequadas para o caso específico.
Fonte: Dr Felipe Ades-Quais são os efeito da quimioterapia contra o câncer? por Dr. Felipe Ades MD PhD