Pular para o conteúdo

Prevenção do câncer do colo de útero: importância do exame de Papanicolau para mulheres ativas.


O câncer de colo de útero é um problema que afeta um grande número de mulheres no Brasil. Aparecem cerca de dez mil novos casos da doença por ano. O Centro de Saúde escola da Secretaria Municipal de Saúde, localizado no bairro da Barra Funda, uniu mulheres em um grupo para esclarecer todas as dúvidas sobre o exame de Papanicolau e também mostrar o local onde são processados os exames colhidos nas unidades básicas de saúde.
O câncer do colo de útero é um tipo de doença que demora muitos anos para se desenvolver. Os principais sintomas são sangramento vaginal, corrimento e dor. O colo do útero é a parte localizada no final da vagina e, por estar mais exposto ao risco de contrair doenças, é suscetível à infecção por alguns tipos do vírus chamado HPV (papilomavírus humano). Fatores como o início precoce da atividade sexual, a diversidade de parceiros, o fumo e a má higiene íntima podem facilitar a infecção. As lesões que precedem o câncer do colo de útero não têm sintomas, mas podem ser descobertas por meio do Papanicolau. Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são de 100 por cento.
Nesse grupo, o trabalho é conscientizar as mulheres da importância do exame para a prevenção do câncer de colo de útero. Os materiais utilizados são todos descartáveis, como luvas, espéculo, espátula de Ayres (também conhecida como “escovinha”), uma de vidro e o fixador. O preparo da lâmina é feito com uma lâmina limpa e seca onde são colhidas as células do colo do útero e, em seguida, existe a fixação por meio de um fixador específico para esse tipo de coleta.
A troca de experiências facilita a coleta no momento da coleta e percebe-se também um aprendizado. O grupo consegue dar conta de várias questões importantes no cuidado à saúde das pacientes. Entre as coisas aprendidas, está que o Papanicolau para prevenção do colo do útero tem um período para ser feito e que a partir da primeira relação, também é necessário fazer esse exame.
A realização periódica do exame preventivo é muito importante, pois permite que o diagnóstico seja feito de forma rápida, reduzindo a mortalidade por câncer de colo de útero. O resultado do Papanicolau é muito importante, e sua leitura pode ser feita sem necessidade de passar em consulta médica. É recomendado que todas as mulheres do Brasil façam esse exame regularmente, pois ele não dói nada e não custa nada.
Fonte: Mulher Ativa:Papanicolau na prevenção do câncer do colo de útero por Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo SMS