Pular para o conteúdo

Artrose na coluna: diagnóstico e informações essenciais.

Artrose da Coluna Lombar

Esse é o primeiro de dois vídeos onde vou falar tudo que você precisa saber sobre essa condição que é a causa mais comum de dores lombares crônicas após os 40 anos de idade. Meu nome é André Mansano e sou médico especialista no tratamento de dores crônicas. Nesse primeiro vídeo vou falar sobre o que são as articulações, que tipo de dor ela causa e como fazemos o diagnóstico. No segundo vídeo vou explicar como funciona o tratamento da dor relacionada à artrose da coluna lombar.

A coluna lombar é composta por várias articulações entre as vértebras. Assim como o joelho e o quadril, essas articulações têm cartilagem e estão sujeitas a processos de artrose e inflamação que podem causar dor. É importante destacar que essas articulações têm uma inervação muito rica e sensibilização desses nervos é uma possível causa de dor.

Ao longo dos anos, as articulações lombares se tornam uma importante causa de dor lombar crônica, principalmente em idosos. O paciente pode sentir dor ao sair da cama pela manhã, ao colocar a coluna para trás ou ao virar na cama. A localização mais comum da dor é na região lombar baixa, podendo se manifestar também no quadril, coxa, perna e pé.

O diagnóstico de dor relacionada à artrose da coluna lombar é baseado em quatro pilares: história clínica, exame físico, exames de imagem e bloqueios diagnósticos. O bloqueio diagnóstico consiste em localizar a articulação suspeita e injetar uma substância anestésica anti-inflamatória para determinar se a dor melhora.

No próximo vídeo, vou explicar como funciona o tratamento da dor relacionada à artrose da coluna lombar.

Fonte: Artrose da coluna: O que é e como diagnosticar? por Dr. André Mansano – Tratamento da Dor