Pular para o conteúdo

Fitoterápicos e Medicações Naturais para Próstata com Dr. André Matos, Urologista


Há muitas coisas que mais chamam a atenção na medicina para as pessoas de um modo geral, são as medicações derivadas de plantas de sementes que nós chamamos de fitoterápicos. Será que existe algum fitoterápico que funciona com estudos científicos para próstata?
Olá, eu sou o André Matos, o médico urologista em Curitiba, e hoje venho aqui para conversar com vocês sobre uma situação, uma dúvida muito frequente que os homens buscam e sempre questionam, que é o uso de remédios não-farmacêuticos, uso de remédios que chamamos de fitoterápicos para o aumento benigno da próstata. Será que existe algum desses, podemos chamar de medicações fitoterápicas que realmente são eficazes para o aumento benigno da próstata, que possam fazer os homens urinar em melhor? Os estudos com fitoterápicos, com ervas, com substâncias naturais, existem muitos na literatura e existem várias substâncias, como por exemplo, o Saw palmetto, que é a serenoa repens. A serenoa repens é um tipo de Palmeira, uma pequena Palmeira que é originária da América do Norte. Esse é um dos tipos de doenças mais estudadas para o aumento benigno da próstata. Existem também extratos derivados de tomate, que é a substância chamada licopeno. Existem várias substâncias, um dos melhores locais que nós estudamos hoje é o Gardeline, são as recomendações científicas da sociedade europeia de neurologia. Lá, na sociedade europeia, existe uma parte do das recomendações de aumento benigno da próstata que fala dos fitoterápicos, e o único que existe evidência sólida em seres humanos é a serenoa repens. O Saw palmetto é só uma substância que em alguns estudos mostra benefício para a melhoria do padrão urinário dos homens. Vale lembrar que a gente tem uma série de estudos de outras substâncias, como por exemplo, a maca peruana. Como, por exemplo, o licopeno e alguns outras substâncias que estudos em laboratório, que a gente chama in vitro e também é animais, em ratinhos, em camundongos, mas a gente precisa ter muito cuidado de transpor esses resultados de estudos, o laboratório para seres humanos.
O André mais vocês podem perguntar, mas fitoterápico é derivado de ervas. Então, não é esse, não faz bem, pode não fazer mal? Primeiro, é que tem que tomar um pouco de cuidado com isso porque os remédios aqui são custosos e têm um gasto, e segundo que depende da formulação e depende da dosagem, eles podem ter alguns efeitos colaterais. Nada melhor do que ter uma conversa com seu urologista, uma conversa com seu médico para poder chegar no melhor tratamento para o problema de próstata aumentar a de problemas para a sua saúde urinária.
Fonte: FITOTERÁPICOS, MEDICAÇÔES NATURAIS para PRÓSTATA – Dr. André Matos Urologista por Dr. Andre Matos Urologista