Pular para o conteúdo

Epicondilite Lateral: O Tratamento com Infiltração.

A infiltração resolve pão de leite. Meunome é Renan Luiz takemura sou Tô Pdista especialista de mão e nesse vídeo vou responder essa pergunta para vocês, mas antes a explicação. Se você ainda não está inscrito no meu canal, se inscreva lá e ative o Sininho para você não perder nenhum vídeo, melhor tá ok?

A infiltração por definição é a colocação de alguma substância no seu corpo através de uma agulha e no caso da epicondilite há diversas opções de substâncias que os ortopedistas podem usar. Corticoide, PRP e ácido hialurônico atualmente são as mais comuns. O corticoide foi uma das primeiras substâncias que foram usadas na infiltração para tratamento de epicondilite lateral, mas apesar de ainda ser uma prática comum para tratar epicondilite, a grande maioria dos trabalhos científicos mostraram que não há um efeito duradouro que justificasse o uso do corticoide. Assim, uma melhor em questão de dor que pode acontecer nas primeiras 6 semanas, mas quando avaliamos o paciente de 6 a 12 meses após a infiltração, não há diferença. Por isso, eu particularmente não injetor corticoide para ir para quando a gente lateral.

Outra opção para infiltração é o PRP (plasma rico em plaquetas). Para conseguirmos o PRP, nós retiramos uma amostra de sangue que passa por uma centrífuga e a parte específica, mais líquida desse sangue, que é o plasma e as plaquetas. Estudos de laboratório mostraram que as plaquetas podem me ajudar na proliferação, diferenciação e maturação das células de tendão, mas quando aplicamos em humanos nos ensaios clínicos, o PRP mostrou resultados controversos e um dos possíveis motivos dessa variação é que há vários tipos diferentes de PRP. Quando o médico aspirou plasma, ele pode pegar exclusivamente só a parte mais clara que contém as plaquetas, mas não contei até massas ou pode pegar um pouco das hemácias, a parte vermelha ou ainda pode acrescentar substâncias que podem ativar as plaquetas ou não. Todas essas o podem alterar o efeito final. Então, pela dificuldade técnica do procedimento e incertezas sobre qual tipo de PRP seria melhor, eu não indico a infiltração com PRP.

E por último, o ácido hialurônico. Testes feitos em laboratórios mostram que essa substância melhoraria a viabilidade das células do tendão, assim como a produção e deposição de colágeno um nessas células. Quando chegamos à implantação de ácido hialurônico feita em humanos, a resultados que mostram uma melhora da dor e na função do membro. Porém, esse resultado não é muito consistente, porque todos os estudos são feitos com um número pequeno de pessoas. O que diminui o impacto da violência e ainda os tipos de ácido hialurônico usados nas pesquisas não são os mesmos. Então, nós não conseguimos juntar todos os resultados de forma homogênea para tirar uma conclusão e tráfico confunde ainda mais nossa cabeça.

Há um estudo interessante publicado este ano passado, cuja referência vou colocar aqui embaixo na descrição, que selecionou o estudo o que comparavam injeção de cada uma dessas substâncias com injeção de soro fisiológico, que seria o placebo. A injeção de soro fisiológico, que em tese não tem nenhum efeito, por isso que é considerado o placebo, já tem um impacto positivo no tratamento da epicondilite lateral. A maioria dos placebos usados nos ensaios clínicos por incrível que pareça tem um efeito positivo. Então, para sabermos se alguma dessas substâncias injetadas tem realmente eficácia, é preciso comprovar que os resultados delas são melhores do que o placebo. A conclusão do estudo é que nenhuma substância foi superior ao placebo.

Se a gente pode bem rígido quanto a evidência científica que nós temos hoje, não há suporte para injeção de nada na epicondilite lateral. Eu acredito que o ácido hialurônico tem um efeito positivo porque vejo os pacientes melhorarem com infiltração e acho que talvez somente no futuro haja algum trabalho comprovando a eficácia. O ácido hialurônico é uma substância relativamente nova, e por isso, somente com o bom e com mais trabalhos científicos, a verdade vai vir à tona.

Então, para finalizar, acredito que a infiltração com ácido hialurônico seja a única substância promissora que pode melhorar epicondilite, mas talvez a informação mais importante desse vídeo é que a infiltração é somente um pedaço no tratamento que precisa também de reabilitação com fisioterapia, que eu acredito o seu divisor de águas no tratamento da doença.

Galera, essa foi uma explicação. Espero que vocês tenham gostado. Caso você precisa de consulta médica, acesse meu site www.natura.com.br e lá você encontra nossos telefones de contato. Se você gostou, deixe seu like. E se tiver alguma dúvida, pode colocar nos comentários que nós podemos responder algum vídeo no futuro. Lembrando que esse vídeo está numa playlist sobre epicondilite, e se você quiser aprender mais sobre essa doença, não deixe de acessar o link aqui em cima no fim do vídeo. Valeu.

Fonte: Infiltração resolve Epicondilite Lateral? por Dr Renan Lyuji Takemura – Especialista em Mão