Pular para o conteúdo

Lavagem Intestinal em Gatos: Passo a Passo e Dicas.

Como fazer uma lavagem intestinal em seu gato para tratar constipação

A constipação em gatos ocorre quando o animal não consegue excretar ou apresenta fezes muito duras e ressecadas. É uma condição desconfortável para o animal, incomodando também o dono ao ver o felino sofrendo. Caso obtenha a aprovação de um veterinário e o gato geralmente não se afobe com tratamentos, pode-se realizar uma lavagem intestinal em casa para diminuir o problema.

Identificando a constipação em gatos

Primeiro, fique atento aos sinais de constipação em gatos. Constipados, eles podem tentar defecar na caixinha de areia a todo momento, mas não conseguem excretar nada durante as tentativas. O animal poderá gemer, miar, chorar e berrar e forçar muito o corpo. Apresentando outros sintomas como pouca energia, perda de apetite, vômitos contendo espuma ou alimento não digerido e dor abdominal. Às vezes, é possível até sentir um caroço grande e duro no abdômen do gato, são fezes acumuladas. Indícios de constipação são semelhantes a obstrução urinária, uma emergência que pode ser fatal para o animal se não for rapidamente tratada. Ao suspeitar que ele está com dificuldade de urinar ou não encontrar urina na caixinha de areia por mais de 12 horas, leve o gato ao veterinário para descartar uma obstrução urinária.

Identificado a causa da constipação

Em segundo lugar, tente identificar a causa da constipação. Tumores e objetos estranhos, como plantas e pelos, podem obstruir a passagem das fezes. Ponta em certos casos, a dieta pode interferir no problema. Caso o animal já tenha um histórico de constipação, adicione ração enlatada para deixar o alimento mais úmido ou para enriquecer a dieta dele através do SINE. O ponto transtornos metabólicos ou endócrinos, a desidratação, desequilíbrios de eletrólitos ou obesidade também poderão causar essa condição. Problemas neurológicos, lesões pélvicas, doenças na medula espinha e disfunções em nervos primários levam a constipação em alguns gatos. Um problema denominado megacólon também poderá surgir quando as fezes se acumulam no colo e não são excretadas.

Realizando uma lavagem intestinal em casa

Terceiro, realize uma lavagem intestinal em casa apenas em casos leves e ocasionais de constipação. Este procedimento poderá ser feito em casa apenas se o animal apresentar uma constipação leve, menos do que 2 a 3 dias, ou quando ela não é crônica. Caso desconfie que a situação é grave ou que o gato pode ter um problema mais complicado, leve-o ao veterinário. Pode haver uma condição mais grave ao notar mudança nos hábitos dele em beber água, estar sempre desanimado, vomitar muito ou apresentar um tal de apetite. Às vezes, gatos constipados podem ficar menos famintos ou se sentirem cheios devido à constipação, mas ainda dispostos a se alimentar.

Quarto, leve o temperamento do felino em conta. Tente fazer a lavagem intestinal apenas se o gato for dócil e calmo e não apresentar outras condições médicas como fraturas, artrite, problemas renais ou qualquer outra dor. Uma vantagem em potencial de realizar este procedimento em casa é o ambiente que é muito mais familiar ao animal, deixando-o mais tranquilo. Peça para outra pessoa ajudá-lo segurando o gato cuidadosamente, ele ainda poderá tentar fugir ou arranhar o modelo. No entanto, não aplique muita força para aprender ou se estiver rebelde.

Fonte: Como Fazer uma Lavagem Intestinal em seu Gato por Gatos Engraçados

Marcações: