A movimentação em prol do piso salarial da enfermagem vem tomando força lá no estado do Rio de Janeiro. Isso mesmo, neste momento está acontecendo uma manifestação muito importante e, veja só, há possibilidade do piso salarial ser efetivado na rede privada ainda nesta semana, ou no mais tardar na semana que vem. Isso mesmo, pode ser que o piso saia antes inclusive do que a rede pública.
Vamos torcer para que isso dê certo, mas antes acompanhe o vídeo da movimentação e o que diz o representante da categoria acompanhado. No Rio de Janeiro, toda a enfermagem é uma só e lutamos todos os indicados que representam algum profissional de saúde. Todos os sindicatos estão por uma única luta: a implementação do piso salarial da categoria da enfermagem, não somente no estado do Rio de Janeiro, mas em todo o país.
Na segunda-feira tivemos uma grande vitória: a rede privada ficou achando que o Dissídio Coletivo seria um golpe na categoria para impedir a movimentação grevista da nossa categoria. A categoria mostrou força, foi para a porta do TRT, fez a devida cobrança e nós conseguimos tocar a eliminação que foi concedida. Inicialmente, era apenas 20% dos trabalhadores que poderiam estar fazendo o movimento grevista dentro da rede privada. Hoje, nós conseguimos aumentar esse número para 40%.
Então, com grande chance, é sexta-feira nós conseguimos sim implementar o piso salarial dentro da rede privada aqui no estado do Rio de Janeiro. Duas horas atrás, aquela audiência do TRT, mas já encaminhamos a proposta de acordo solicitando a implementação de 100% do piso categoria na rede privada com parcelamento apenas do passivo. Porque a rede privada ela garantiu o direito do pagamento desde setembro do ano passado e Nós aceitamos o parcelamento desse passivo de ficar do mês do mês anterior para trás. Daqui para frente, a nossa proposta é implementar da categoria, não demissão para os trabalhadores nos próximos dois anos. E a rede pública de saúde solicitamos também o plano de cargo e salário.
Solicitamos o piso salarial dentro da Rio saúde no valor de 4.750 nas organizações sociais onde a Prefeitura do Município do Rio de Janeiro pediu para entrar na ação coletiva do Dissídio Coletivo. E quando ela tomou essa iniciativa Eles tentaram fugindo de sido coletivo porque não foi interessante para prefeitura. O Eduardo está sediando os trabalhadores, mas não vamos aceitar isso.
Além disso, também solicitamos um aumento salarial das organizações sociais em 10% para toda a categoria, visto que essa categoria tem um valor salarial para 40 horas semanais e eles recebem um pouco mais do piso salarial. Mas somente isso não é necessário porque essa organização social todo ano nós tentamos fazer acordo coletivo e nós nunca conseguimos fazer acordo com a organização social, porque nós batemos de frente com o impacto financeiro. Ele fala que esse impacto financeiro não tá previsto no orçamento do município do Rio de Janeiro.
Então, nós vamos negociar assim dentro do Dissídio Coletivo. Nós estaremos fazendo nossa greve sim para pressionar primeiro a implementação desse piso salarial na rede privada e posteriormente continuaremos na luta em defesa da implementação do piso em todo o estado do Rio de Janeiro, seja nas redes padrões, na rede municipal ou na rede federal.
Bem, gente, esse foi o vídeo de hoje. Vamos torcer aí para que o movimento no Rio de Janeiro aconteça e tenha sucesso. Já está sendo um sucesso, mas que de fato entre os recursos no contracheque dos trabalhadores da enfermagem. Se gostou desse vídeo, não esqueça de deixar o like e se inscreva no canal. Isso é muito importante, ajuda a gente a crescer aqui no YouTube. E qualquer novidade, a gente corre aqui e vídeo novo para você. Forte abraço e até o próximo vídeo. Tchau, tchau.
Fonte: 🔴 ENFERMAGEM DA REDE PRIVADA vai receber o Piso Salarial da Enfermagem dia 17 de março? por Wilson Brum