Pular para o conteúdo

Dicas para prevenir a toxoplasmose – Universidade Estadual de Londrina UEL


Bom dia Sara, como está? Tenho certeza que sua vida está ainda melhor agora com o bebê. Seu marido me falou sobre a sua gravidez, parabéns! Falando nisso, você já ouviu falar da doença do carrapato? É aquela doença que pode causar problemas mentais no bebê quando nascido. Se você tem um gato, fiquei preocupada. Mas não se preocupe, eu já estou fazendo o pré-natal no postinho e o médico e enfermeira me explicaram tudo sobre essa doença. Então, comadre, você precisa se livrar do que chamo de “epa”. Mas eu não tenho nada a ver com isso! Não é bem assim, deixa eu te explicar.
Essa doença do gato que você falou é a toxoplasmose e a gente pega comendo carne mal passada ou crua. Sabe aquele quibe cru que nós gostamos ou churrasquinho ao passado que o compadre adora? É isso mesmo. O toxoplasma fica na carne e, se a gente comê-la, ele vai se multiplicar e passar para o bebê. Ah, mas eu nunca vi esse tal de toxoplasma na carne. Não dá para ver mesmo, ele é muito pequenininho.
Sabe o que mais? O toxoplasma também fica na terra. A enfermeira falou que temos que lavar bem as mãos depois de mexer na areia, na terra, na horta. Em nossa, mas esse toxoplasma danado está em todo lugar! Ele está nas verduras e frutas também, e só lavando muito bem e esfregando com bastante água que ele sai. Para eu entender melhor: onde a Komeco Cantora entrou nessa história?
O doutor falou que o gato elimina o toxoplasma nas fezes. Então, ele contamina a terra que passa para as verduras e frutas e também para os outros animais. Mas se você pegar o gato no colo, não pega a doença. É que o gato é muito limpo, mas só se ele eliminar nas fezes. Então, a sua casa está cheia de toxoplasmose, Lúcia! Sabe por que tem que recolher o cocô do gato todos os dias e jogar no lixo? Antes era eu que fazia isso, mas agora eu estou grávida, e o Mauro que também não pode dar carne crua para ele comer.
Tomando esses cuidados, a enfermeira disse que podemos continuar com o gato. Como a você falou que pode e o que não pode fazer. Mas essa doença tem tratamento. É verdade que o bebê pode nascer cego, surdo e até com problemas mentais. É assim. Mas existe tratamento. Na primeira vez que eu fui ao posto, eles fizeram exame no meu sangue e deu negativo. A enfermeira e o doutor me explicaram tudo isso que eu te falei. Vou ter que repetir esse exame mais duas vezes até o parto.
Essa área já vi que você está bem informada, parabéns! Aí, a sua filha Lúcia e a Jaqueline também estão grávidas, não é mesmo? E vocês vão ganhar bem pertinho. Só que ela ainda não foi ao posto. Ela tem que ir com Madrid. É muito importante fazer o pré-natal certinho para evitar toxoplasmose e outras doenças também.
Agora que você falou, eu vou falar com a Já para ela ir ao posto agora mesmo. Como vocês assistiram, a toxoplasmose é uma doença muito importante e pode causar sérios danos para o bebê. Mas a prevenção é muito fácil, basta seguir algumas orientações, como:
– Comer carnes bem passadas ou bem cozidas;
– Lavar as mãos depois de mexer com terra ou areia;
– Lavar bem as frutas e legumes, esfregando em água corrente;
– Se você tiver um gato, pedir para outra pessoa retirar as fezes deles todos os dias;
– Não alimentá-los com carnes cruas ou mal passadas.
Além disso, é muito importante fazer um exame de sangue para toxoplasmose pelo menos três vezes durante a gestação. Tomando esses cuidados, você não correrá o risco de pegar essa doença e passar para o bebê.
Fonte: Prevenção da Toxoplasmose – UEL por TOXOPLASMASMOSE PLASMA