Pular para o conteúdo

Displasia de desenvolvimento do quadril: o que é, causas e tratamento.


Saudações,
Meu nome é Réu, sou radiologista, e esta é mais uma vídeoaula para estudantes e profissionais da área de saúde.
Nesta vídeoaula vamos discutir uma situação específica. Temos aqui uma radiografia simples que mostra a perda da bacia de uma criança pequena. Evidentemente, já foi observada uma alteração bastante óbvia deste lado do quadril, onde temos uma articulação coxofemural normal, com o acetábulo, a cabeça do fêmur e o colo do fêmur. Porém, do outro lado, temos uma luxação do fêmur, o que representa uma luxação congênita do quadril.
O diagnóstico é bastante óbvio, mas o que quero mostrar neste vídeo são algumas outras alterações que são importantes em casos em que você não identifica de maneira tão óbvia essa luxação.
Observe a cabeça dos fêmures. Compare um com o outro e você irá notar que o centro de aplicação da cabeça do fêmur no lado do quadril luxado é menor e tem um desenvolvimento inferior em relação ao normal.
Outra alteração que é um pouco mais sutil é em relação ao teto do acetábulo. Se você traçar uma linha do início ao final do teto do acetábulo, vai ter uma angulação. Tentando do acetábulo, ele é horizontalizado. Não é exatamente horizontal, mas tende a horizontalização.
Porém, no caso da displasia de desenvolvimento do quadril, o teto do acetábulo é verticalizado. Se você traçar essa linha, vai ver que ela é verticalizada.
Essa é uma das principais razões pelas quais o quadril no caso da displasia de desenvolvimento do quadril é mais propenso à luxação. Isso ocorre devido à verticalização do teto do acetábulo.
Neste vídeo, nosso objetivo era mostrar um caso típico de luxação congênita do quadril e, mais do que isso, mostrar duas alterações que são mais sutis, mas extremamente importantes.
Uma delas é o atraso do desenvolvimento da cabeça femoral no quadril luxado e a outra é a verticalização do teto do acetábulo nos casos de displasia de desenvolvimento do quadril.
Obrigado por assistir e até a próxima.
Fonte: Luxação congenita do quadril (displasia de desenvolvimento do quadril) por Jezreel