Pular para o conteúdo

Sintomas de HPV: Conheça os sinais do Papiloma Vírus Humano.

Seis sinais do HPV, ignorados pela maioria das mulheres, não pule esse vídeo!

Eu sei que não deveria falar isso em público, mas isso precisa ser dito.

Muitos problemas graves e irreversíveis teriam sido evitados se as pessoas tivessem prestado atenção nesses sintomas.

O HPV ou Papiloma Vírus Humano, pode ser transmitido mesmo quando uma pessoa infectada não apresenta sinais ou sintomas visíveis.

Os sintomas de HPV podem demorar entre e meses e anos para se manifestar, sendo isso influenciado pelo sistema imunológico da pessoa e carga viral, ou seja, quantidade de vírus circulantes no organismo.

Nas mulheres, o principal sinal e sintomas indicativo de HPV são:

  1. a presença de verrugas na região genital, que também são conhecidas como crista de galo, e que podem surgir na vulva, nos pequenos e grandes lábios, no ânus e no colo do útero.
  2. Vermelhidão no local.
  3. Ardor no local da verruga.
  4. Coceira na região genital.
  5. Formação de placas com verrugas, quando a carga viral é elevada.
  6. Presença de lesões nos lábios, bochechas ou garganta, quando a infecção foi por meio da relação sexual oral.

Apesar de ser mais frequente na área mais externa da região genital, as lesões do HPV também podem estar presentes no colo do útero e, caso não seja identificada e tratada, pode aumentar o risco do desenvolvimento do câncer de colo do útero.

Assim como as mulheres, os homens também podem apresentar verrugas e lesões na região genital, principalmente no corpo do pênis, saco escrotal e ânus.

No entanto, na maioria dos casos, as lesões são muito pequenas, não conseguindo ser observadas a olho nu, sendo necessária a realização do exame de peniscopia para que possam ser identificadas de forma mais eficaz.

Além disso, caso a infecção tenha acontecido por meio de relação sexual oral, é possível que surjam também lesões na boca, parte interna da bochecha e garganta.

E o que fazer em caso de suspeita?

No caso de suspeita de infecção pelo HPV, é importante que a pessoa consulte o urologista, ginecologista ou clínico geral para que seja feita uma avaliação dos sintomas e possam ser indicados outros exames que ajudem a confirmar a infecção pelo HPV.

Além disso, podem também ser solicitados exames para identificar a presença de anticorpos circulantes no sangue contra o HPV e exames mais específicos que ajudam a identificar o vírus e a sua quantidade no organismo.

O tratamento para HPV deve ser feito de acordo com a recomendação do médico, mesmo que não existam sintomas aparentes, sendo indicado com o objetivo de tratar as lesões e diminuir o risco de transmissão.

Lembre-se de durante todo o tratamento evitar ter relações sexuais, mesmo com camisinha, para diminuir o risco de transmissão.

Fonte: QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE HPV? Papiloma Vírus Humano (doença de rápido contágio) por Med Natural

Marcações: