Pular para o conteúdo

Tomografia Computadorizada: Diagnóstico de Fibrose Pulmonar

Olá! Neste breve vídeo, falarei com vocês sobre hipnose pulmonar e tomografia, e vou mostrar um caso. Vou explicar o que pode ser feito para ajudar no diagnóstico, seja na aquisição ou na reconstrução da imagem. Isso pode facilitar o trabalho do médico, tornando a patologia mais evidente.

A fibrose pulmonar é uma doença crônica que afeta os pulmões, engrossando as paredes dos bronquios e prejudicando a elasticidade dos tumores. Quando olhamos as imagens, a densidade do pulmão estará maior que o normal, já que há mais tecido lá.

No caso que mostrarei, uma pessoa de 53 anos, a densidade do pulmão está diferente, maior, porque tem menos ar e mais tecido dentro dele. Olhando a imagem, vemos que é mais evidente. Mas o que pode ser feito para ajudar no diagnóstico?

Minha sugestão é utilizar a projeção de intensidade mínima, uma ferramenta de reconstrução bem útil para tornar mais evidente as áreas de baixa densidade. Além disso, é melhor fazer a aquisição na inspiração e apneia, respirando fundo e prendendo. E se possível, fazer uma segunda aquisição onde o paciente respira fundo, solta tudo e não respira, ou seja, uma inspiração seguida de uma apneia.

Assim, se quiser um diagnóstico mais detalhado, pode ser útil usar a inspiração e apneia, e utilizar um mini pic na hora de reconstruir as imagens. Isso ajudará bastante. Espero ter ajudado!

Fonte: Fibrose pulmonar demonstrada na Tomografia Computadorizada por Thiago Castro