Pular para o conteúdo

Sintomas iniciais do Mal de Parkinson: saiba mais.

Quais são os primeiros sinais de que a pessoa está desenvolvendo a Síndrome de Parkinson? Essa é uma pergunta interessante. Até alguns anos atrás, era considerado exclusivamente os sintomas motores da doença, como tremor, rigidez e dificuldade de movimentos.

Mas muitas vezes essas queixas são associadas a uma sensação de desequilíbrio e instabilidade. Hoje também sabemos que a doença de Parkinson é uma condição que eventualmente se manifesta com sintomas não motores. Alguns distúrbios de sono, principalmente da fase REM, são classificadamente associados à doença de Parkinson. Dificuldades para sentir cheiros e anosmia também são sintomas bem sugestivos que o paciente poderia desenvolver eventualmente com um problema de doença de Parkinson

Sabemos que o tipo de ação intestinal e sintomas depressivos também estão associados a uma maior incidência da doença de Parkinson no futuro. No entanto, sintomas depressivos, obstipação intestinal são altissimamente frequentes na população e não poderíamos dizer que todos eles vão desenvolver nesse quadro.

Certamente, no consultório, algumas pessoas chegam desesperadas por um tremor. No entanto, sabemos que até 40% dos casos podem ser Parkinsonianos e não apresentar tremor. Então, não é somente a presença do tremor que determina o diagnóstico da doença de Parkinson. É um conjunto de sinais e sintomas que muitas vezes aparecem na instalação da doença, lenta e progressiva.

Às vezes, nos primeiros meses/anos, as pessoas procuram diferentes especialistas ou profissionais tentando um diagnóstico. Às vezes, é de fato difícil. Com o passar do tempo, o quadro começa a ficar mais florido e o diagnóstico começa a ficar mais seguro.

Então, além do tremor, que é um sintoma clássico e claro, há outros sinais a serem observados, como a rigidez de membros, além de um crescimento dos movimentos. Alguns autores consideram também a instabilidade postural, esse desequilíbrio que só pode até confundir com labirintite ou algo assim.

Uma outra questão interessante é que sabemos que existem mais de 200 causas de tontura. Todo mundo chuta labirintite, mas ela nem é a mais comum. A tontura às vezes é um mal-estar específico, como embaçamento visual, desequilíbrio. É então uma queixa extremamente vaga e é interessante trabalhar mais vezes com a pessoa para entender melhor.

Fonte: Mal de Parkinson – sintomas iniciais por Hospital Anchieta