Pular para o conteúdo

Pólipos intestinais: o que são, sintomas e tratamentos – Por Dr. Fabio Atui

Meu nome é Fábio Twitter e sou cirurgião do aparelho digestivo e coloproctologista. Recebi uma pergunta da Elaine que disse ter aparecido um pólipo durante sua colonoscopia, mas a biópsia indicou que era benigno. Ela quer saber se precisa se preocupar.

Existem dois tipos de pólipos benignos no intestino: hiperplásticos e adenomatosos. O pólipo hiperplástico é como um tufo de grama mais alto no meio do gramado. Ele é igual a toda a mucosa e não representa nenhum problema. Já o pólipo adenomatoso é como uma grama de qualidade diferente do resto do gramado e pode se transformar em câncer de intestino.

Por isso, é importante que um médico avalie o tamanho, a localização e o tipo de pólipo. Dependendo do caso, o paciente pode precisar repetir o exame com frequência para prevenir o câncer. Além disso, se um parente de primeiro grau teve um pólipo adenomatoso, é importante começar a prevenção a partir dos 40 anos de idade.

Todas as pessoas precisam fazer a prevenção a partir dos 50 anos de idade, mas se houver histórico familiar de pólipo adenomatoso, a prevenção deve começar mais cedo. Portanto, dizer apenas que o pólipo é benigno não é suficiente para definir a prevenção adequada para o paciente e sua família.

Fique de olho na sua saúde!

Fonte: Pólipos no intestino – Por Dr. Fabio Atui – 06-04-2015 por Fabio Atui