Pular para o conteúdo

Prisão de ventre: dicas para acabar com a constipação.

Uma queixa extremamente comum do consultório gastroenterologista é a queixa de constipação. A constipação consiste na situação em que o paciente apresenta uma dificuldade para evacuar, tanto na frequência quanto na consistência das fezes. É aquele paciente que apresenta fezes endurecidas, fezes em pequenas bolinhas que chamamos de símbolos, e isso pode gerar grandes transtornos como o acúmulo de gases, o desconforto abdominal e a dor.

Acredito que há uma coisa extremamente importante para discutir neste problema, que consiste em um tripé da constituição. Para ter um hábito intestinal adequado, necessita-se de três coisas: primeiro, uma ingestão de água adequada, pelo menos um litro de água por dia. Segundo, uma ingestão adequada de fibras diária, também pelo menos um almoço/jantar com verduras e frutas. Por fim, a questão de um tempo extremamente importante, também é necessário que quando tiver vontade e evacuar, permita que o intestino funcione. Não é normal passar dias sem defecar e que isso aconteça, o intestino grosso vai desempenhar a função que é de eliminação de resíduos e naquela função de desidratação das fezes.

Uma saída é investir na própolis e se o paciente não permite que ela saia, elas vão ficar cada vez menores, com isso o investidor vai ter cada vez mais dificuldade de ir nessas peças, e isso não gerando, como passar por essa situação. É extremamente comum em meninas e principalmente no futuro em mulheres, dos pacientes com os quais atendemos a grandiosissímo maioria são mulheres.

É interessante ressaltar que a constituição pode ser uma novidade na vida do paciente, ou seja, aquele paciente que vinha com o papel intestinal normal e torna-se constipado, principalmente a partir dos 40-50 anos, e esse é um sinal que ela deve se atentar, pois essa situação pode estar relacionada a uma doença mais grave no intestino e deve suscitar esse paciente a procurar o seu médico com a maior brevidade possível.

Fonte: Constipação – Como acabar com a prisão de ventre? por IAD – Instituto do Aparelho Digestivo