Pular para o conteúdo

Prevenção de Queimaduras Solares com a Dra. Luciana Maluf na Rede Globo – Bem Estar.

E aí, não tem uma informação muito importante nessa época do ano: cuidado com as queimaduras provocadas pelo sol. Esse é o assunto de hoje da nossa série “Os Vilões do Verão”.

O sol todos os dias, calor o tempo todo. Estamos em Fortaleza, aqui não precisa ser férias ou fim de semana, sempre tem gente na praia, mas será que o pessoal está se protegendo? Ou tá se queimando?

Eles brincam, mas ninguém gosta de queimadura de sol, não é para menos, ela faz um estrago e tanto na pele. É uma reação inflamatória, ação do sol, e o que a caracteriza é a dilatação dos vasos, ou seja, um aumento desses vasos na pele, uma vermelhidão, uma ardência, a gente tem aquela sensação de calor e quando mais grave, apresenta bolhas, além da aparência horrível né? Eu acho que não deve fazer bem, então assim, eu não gosto de descascar, por exemplo. Nossa, detesto, horrível.

Fabiane, você costuma usar protetor solar?

Sim, sempre. Eu acho muito importante porque o sol é muito forte e a gente corre o risco de doenças de pele. É, é complicado não usar. Trouxe, mas não apliquei e nem uma vez por esquecimento mesmo. Você acha que não precisa/vacilou?

Uma dica importante para evitar a queimadura solar é a reaplicação do protetor solar a cada duas horas. Além disso, sair do horário de pico de sol entre 10 e 16 horas. Qual o seu fator de proteção?

Então, na verdade, eu sempre escolho os 60. O fator 60, observo que a fixação dele é maior do que os outros fatores, então assim, tem gente que fala que não funciona, é a mesma coisa, mas para mim, a fixação dele gruda muito mais do que o 30 ou 15.

Agora, você costuma passar antes quando você vem à praia, à piscina, de se expor ao sol, ou você só passa quando chega?

Eu sempre passo antes.

Será que alguém se lembra de passar protetor na orelha, ou nas partes mais escondidas?

Costumo dar atenção à orelha. Passo aí e aqui atrás, na onde pega mais insolação. Procuro passar no pé, no pé não. Meu pé dói. Não tô lembrado de onde é que eu passei do meu pé. E protetores físicos também são importantes, como óculos, chapéus, bonés, camisetas, guarda-sol. Isso tudo ajuda a evitar a queimadura solar.

De Curitiba, quase não pego sol. Mesmo assim, quando está de férias na praia como agora, só se preocupa com a proteção nos primeiros dias de exposição ao sol. Começa em 60, 50, 30, e depois eu paro no 15. Os ‘ó’ tá bem bronzeada. Você baixa o fator de proteção?

Às vezes eu faço só o óleo, né? Quatro ou seis de vez em quando, mas vezes por semana, só para dar uma hidratada. Melhor ainda, eu faço algo dessas coisas.

Tânia tem que proteger a pele sempre. Esse não fez isso? Tem mor, não teve jeito. Use cremes hidratantes com calmantes à base ideal a lol, a base de calamina. Isso tudo ajuda a aliviar a dor e recuperar a pele mais rápido.

Fonte: Bem Estar – Rede Globo – 18.12.2014 – “Queimaduras Solares” com a participação da Dra. Luciana Maluf por Dra.Luciana Maluf Dermatologista