Pular para o conteúdo

Prevenção do HPV e do Câncer de Colo de Útero com Prof. Fernanda Coelho – INTERVALO DO PLANTÃO.


O HPV, vírus do papiloma humano, é conhecido por causar verrugas e possui diversas formas. Há cerca de 12 a 18 tipos já catalogados, que podem provocar desde lesões comuns de pele até lesões cervicais que culminam no câncer do colo do útero. A infecção pelo HPV é o principal fator de risco para o desenvolvimento desse tipo de câncer. Por isso, foram desenvolvidas vacinas bivalentes e tetravalentes para a prevenção do HPV.
Os tipos mais comuns de HPV são o 16 e o 18, que trazem maior risco de desenvolvimento do câncer do colo do útero. Entretanto, a infecção pelo vírus é necessária, mas não suficiente, para o desenvolvimento da doença. Também é necessário um fator de iniciação, que pode ser promovido por outros fatores para a carcinogênese.
Na maioria dos casos, a infecção pelo HPV e suas lesões são transitórias e podem regredir espontaneamente. Porém, caso a lesão persista, pode haver o desenvolvimento de lesões precursoras do câncer. É importante lembrar que nem toda mulher infectada pelo HPV irá desenvolver o câncer do colo do útero. A infecção é apenas um fator necessário para o desenvolvimento da doença.
Fonte: Câncer de Colo de Útero e o HPV – Prof. Fernanda Coelho | INTERVALO DO PLANTÃO por Prepara Enfermagem – EnfConcursos Concursos