Pular para o conteúdo

Reescrita: É seguro perfurar uma hemorroida com uma agulha?


Olá, meus amigos!
Uma coisa que eu recebo aqui demais no canal é perguntando após furar a hemorróida com uma agulha tentando resolver a crise de uma forma mais rápida. Não dá uma olhada sobre isso?
Bem, antes de mais nada, lembra de curtir o vídeo. Você me ajuda a fazer mais vídeos para vocês. Vamos lá, a questão da crise hemorroidária. A crise hemorroidária ou trombose hemorroidária é o desenvolvimento de um carocinho na região do ânus, que é na verdade um coágulo dentro das hemorróidas. E me perguntam muito: “posso furar com agulha para resolver aquilo, porque tá doendo muito?” Bem, furacão leve com uma agulha não é uma boa ideia. Isso porque as agulhas que a gente tem em casa, a princípio, elas não são estéreis.
Então, se a pessoa for a da criança, é uma porta de entrada para infecções. Uma outra questão é que o buraco da agulha é muito pequeno, com isso não é suficiente para treinar o coágulo. E porque isso vem? Porque aquela região tem um coágulo só, não é exatamente uma bolha de sangue de coágulo ou eles são vários pequenos coágulos. Então, decorre nos sinos vasculares, ou seja, estão dentro dos vasos de sangue. Não furar com uma agulha, a gente não está acessando todo aquele compartimento e, com isso, não vai resolver.
Existe um procedimento que se chama trombetemia, que é um procedimento de consultório que dá para a gente fazer esse esvaziamento da trombose. Nesse caso, a gente vai com uma lâmina de bisturi, faz uma incisão, é uma incisão pequena, mas é grande o suficiente para treinar os coágulos. E mesmo assim, a gente tem que fazer uma compressão naquilo que fazem isso com água para resolver o problema. Como um problema desse procedimento, a gente cria uma ferida naquela região, que pode contaminar como eu falei e, em caso que a pessoa não está sentindo dor, só com aquele inchaço, não vale a pena a gente fazer isso, porque um coágulo ele vai aos poucos sendo reabsorvido e vai sumir com o tempo.
E se a gente faz um exame está criando uma ferida num lugar que não está doente. Ele vai causar dor naquela pessoa, criando essa porta de entrada num processo que ia se resolver sozinho. Então, a trombose hemorroidária quando ela não tem dor, é melhor a gente esperar a crise ser resolvida por si só. Nos casos em que tem muita dor, a gente pode fazer esse procedimento chamado trombetemia ou pode até fazer a cirurgia hemorroidectomia nesses casos e entra feita no bloco cirúrgico. É um procedimento cirúrgico, mas a trombetemia é feita no consultório.
Espero que tenha ajudado. Lembra de curtir o vídeo, clique aqui para se inscrever.
Fonte: Posso furar a hemorroida com uma agulha? por Dr. Marcelo Werneck