Pular para o conteúdo

Aumento de casos de COVID-19 em 15 estados do Brasil. Fique alerta

Pessoal, novamente o InfoGripe coloca alta de casos de Covid. Vou mostrar para vocês o que está acontecendo, porque preocupa, né?

Quais são os fatores mais relevantes? Primeiro lugar, a gente só está sabendo agora semanalmente. Então, sai o anúncio normalmente na terça-feira. E aí, foi a gripe. A Fiocruz organiza compilados dessa semana e mostra para todo mundo. Isso está fazendo com que as pessoas tenham menos interesses no tema, já que a gente sabia que isso ia acontecer e também não tem sido dada devida relevância ao tema, né? O que acontece é desde março que começou a ser desse jeito, não está acontecendo mais dados diários. As notícias sobre o Covid aqui no Brasil quase não tem mais saído e é uma vez na semana e ter uma nota uma coisa bem leve. Se você tiver dúvida, bote no grupo no Google assim: InfoGripe – alta de Covid. Você vai ver que semana após semana está dizendo que está em alta.

O fato é que também não é para assustar todo mundo, né? De forma necessária, é que o aumento tem sido analisado de internações e mortes, então está aumentando sim, mas nada assustador. O que a gente diz assustador, tem um crescimento até significante, mas nada que vai estar voltando ao hospital. Mas o fato é que isso gera uma série de insegurança, né? A primeira insegurança é o fato de estar aumentando. A gente sabe que a vacinação não tem crescido de forma tão forte como deveria ter crescido, né? Então as pessoas não estão indo se vacinar. Claro que o governo tem feito mais campanha do que a gente via antes, mas mesmo assim, não tem tido grande impacto que a gente imaginava. A vacinação das escolas não saiu do papel até agora, falam que máximo já tá vacinando.

E quando a gente olha, a gente vê que está acontecendo em todos os estados. Então não é uma coisa só regional, por causa de um surto, é porque realmente está aumentando, junto com isso, a gente vai ver daqui a pouco a alta também de gripe. Então, há um risco sim. Um risco de crescimento da gripe. Hoje 80% dessas internações basicamente são Covid. E com o aumento da gripe, pode levar para a superlotação dos hospitais e muito provavelmente, isso vai acontecer, se nada for feito. Como é que alguma coisa deve ser feita? A vacinação cobre valente. Não são dados indicadores de retornar medidas restritivas. Ninguém tá falando em retornar, usar máscara ou algum tipo de isolamento, nada disso. O fato é que o grande fator que é o reforço da bivalência à população, e também aqueles que não tomaram às doses nas três doses, tudo isso tem que tomar e as crianças que não estão vacinadas, esses fatores juntos com a bivalência, a gente sabe que protege contra o H1N1. O grande problema dessas internações é o H1N1. A gente vai ver um aumento no número de casos.

Então, vamos ficar atento. Eu vou estar lançando aqui, provavelmente dados só de semana em semana, falando do último. É meio que olhando pelo retrovisor e fica muito tempo sem informação. Mas, eu vou continuar alertando a vocês o que está acontecendo com a Covid e essa semana mais uma vez que a gente vê algo que esses estados. Espero ter ajudado.

Fonte: ALERTA ‼️ NOVO AUMENTO DE CASOS DE COVID-19 em 15 ESTADOS DO BRASIL 🇧🇷 por Julio Pereira – Neurocirurgião