Pular para o conteúdo

Cisto de Baker: é necessário cirurgia?


Olá, amigos do YouTube! Tudo bem? Sou o Dr. Nicodemos Vagas e estou de volta com mais um vídeo para vocês. O título do vídeo de hoje é uma pergunta: “Temos que operar cisto de Baker no joelho?”. Você acha que temos que operar? Então, acompanhe o vídeo até o fim.

A primeira coisa que você tem que saber é o que é o cisto de Baker. Então, cisto de Baker é uma estrutura localizada na parte de trás do joelho, entre dois músculos importantes que chamamos de gastrocnêmio e semimembranoso. E se isso ocorre, ele aparece na parte posterior do joelho devido à imaginação a penetração de uma da membrana sinovial – que é a membrana que recobre a articulação do joelho – e ele forma como se fosse uma cavidade virtual, uma qualidade que normalmente não existe. Mas, quando ocorre algum tipo de inflamação, essa cavidade virtual é preenchida por líquido, e esse líquido ele vem de dentro do joelho. Então, ao preenchimento desse líquido nessa região, nessa qualidade virtual, forma-se como se fosse uma bola com o seu saco cheio de líquido, e a isso nós chamamos de cisto. E o nome dado a ele é o cisto de Baker.
No que diz respeito às causas do cisto de Baker, há algumas causas principais. Por exemplo, artrose no joelho. Artrose no joelho é uma degeneração da articulação do joelho, e ele leva muito acúmulo de líquido no joelho, e esse acúmulo de líquido leva à inflamação, às vezes grande, do joelho, e essa inflamação acaba indo para a parte posterior do joelho. É muito comum a pessoa que tem artrose no joelho ter um cisto de Baker.
Outra causa é algum processo de reumatismo, uma doença reumática, por exemplo, a artrite reumatoide, em que o joelho inflama bastante, causa uma sinovite importante, e isso também leva à formação dos cistos. Bem, tem alguma doença inflamatória crônica que o que você tem é que alguém tenha, também pode levar ao acúmulo de cisto de Baker. Então, essas são as causas principais da formação de cistos.
Em relação ao tratamento, é importante dizer que o tratamento dos cistos por si só não resolve muita coisa porque, na realidade, a formação desses cistos sempre vem acompanhada de uma doença subjacente, como falei anteriormente, tem suas causas. Então, não adianta se você tem aquele cisto, você querer retirar aquele cisto porque não vai resolver muita coisa. Você tem que tentar fazer o tratamento da doença de base para poder resolver um cisto de Baker.
O cisto de Baker só é retirado em um procedimento cirúrgico grande que pode comprimir ou apertar alguma estrutura importante no joelho. É um erro, mas isso é muito difícil de acontecer. Então, tem que tratar a doença de base. Se você viu na sua ressonância um cisto de Baker, não fique preocupado. Somente ele é benigno.
Não há tempo que quer operar, quer retirar, que não vai resolver muita coisa. Você tem que tentar ter paciência, fazer o tratamento que o seu médico indica que você terá uma resolução do seu problema.
Espero que você tenha gostado desse vídeo e que tenha ajudado a tirar suas dúvidas em relação ao cisto de Baker. Se você gostou, não esqueça de dar um like, inscreva-se no canal para obter atualizações periódicas. Na hora que você se inscrever, não esqueça de acionar o sininho do lado da inscrição para que você receba atualizações em primeira mão. Já que você avisou o seu próprio celular.
Fonte: Temos que operar o Cisto de Baker? por Dr. Nicodemos Vaz