Pular para o conteúdo

Tratando Doenças Autoimunes com a Medicina Chinesa.


Olá pessoal! O tema de hoje é Medicina Chinesa e as doenças autoimunes. Muitas pessoas têm perguntas sobre como a Medicina Chinesa aborda e entende as doenças autoimunes. Então, já vou deixar claro que existem muitas doenças autoimunes, cada uma com suas próprias características. Algumas afetam mais a musculatura, outras afetam os órgãos internos e outras afetam a parte articular. Cada uma delas tem sua abordagem específica e é importante analisar e repensar o caso.
Por exemplo, na Artrite Reumatoide, alguns dirão que existe uma questão autoimune. Nesse caso, é preciso pensar que pode ser uma síndrome B e classificar em uma Pitta dolorida, Pitta Picante e uma Vata Móvel. O fator mais envolvido pode ser o calor, umidade ou vento, e a partir daí direcionar o tratamento.
Mas o que eu gostaria de deixar claro é que, nas doenças autoimunes, há algum grau de descompensação e desarmonia entre aspectos importantes de Yin e Yang do corpo, destacando água e fogo. Para o profissional da Medicina Chinesa, é necessário pensar nas representações máximas de Yin e Yang do corpo, ou seja, representações de água e fogo.
Entre os programas do coração, o equilíbrio e o balanceamento de Qi representando o aspecto mais Yin e Yang é importante. É preciso balancear isso no paciente entendendo a necessidade de balanceamento de água e fogo. Por exemplo, o eixo Shaolin envolve coração e rim, onde o coração representa o fogo acima e o rim a água abaixo. É necessário haver uma comunicação entre eles e, quando há uma síndrome quente, significa que existe a não comunicação da não integração entre rim e coração ou a não interação de água e fogo.
É preciso que haja esse balanceamento natural. Alguns pontos de acupuntura podem ajudar no tratamento dessas desordens, como o ponto VC4 e o VC8, que fortalecem a base do paciente e ajudam nas doenças autoimunes. É importante entender que as doenças autoimunes são diversas e complexas, mas pensá-las no sentido de entender seu complexo iuan interno do corpo ajudará a ampliar a forma de como vê-las e auxiliará no tratamento dos pacientes.
Assim, a Medicina Chinesa é uma abordagem valiosa para tratar e prevenir doenças autoimunes. Lembre-se de sempre buscar o auxílio de um profissional qualificado e experiente em Medicina Chinesa.
Espero que vocês tenham gostado! Compartilhem e promovam a Medicina Chinesa de qualidade para seus amigos e familiares.
Fonte: Doença Autoimune e a Medicina Chinesa por Faculdade EBRAMEC