Pular para o conteúdo

Labirintite: hereditária ou genética? – Dr. José Netto – Otorrinolaringologista.


Olá, seja muito bem-vindo ao Estevídeo! Hoje, vou responder a uma pergunta bastante interessante: labirintite é hereditária? É possível que esta resposta não tenha sido encontrada em pesquisas no Google ou no YouTube, mas fique tranquilo, vou explicar de forma rápida, direta e fácil de entender.
Antes disso, porém, queria dar as boas-vindas a você que é novo aqui no canal. Peço para que se inscreva e ative as notificações no sininho aqui embaixo para não perder nenhum conteúdo. Além disso, me acompanhe nas redes sociais para informações diferentes em cada plataforma.
Pois bem, se você já vem me acompanhando, sabe que existem diversos tipos de doenças dos labirintos. Porém, nenhuma delas tem relação com a hereditariedade. Mas há dois motivos que fazem os filhos de pessoas com labirintite terem uma maior tendência de apresentar a doença.
O primeiro motivo é a questão emocional. As crenças e programação mental que proporcionam sentimentos negativos, como depressão, medo e tristeza, tendem a ser passados de família para família. A forma de se pensar, encarar o mundo e interpretar os fatos que acontecem na vida são passados de família para família. Por isso, as emoções podem afetar o equilíbrio do corpo e muitas pessoas diagnosticadas com labirintite têm o fator emocional envolvido.
A segunda justificativa para a tendência ser maior em filhos de pais com labirintite é a questão alimentar. Um padrão de alimentação do pai ou da mãe tende a ser passado para o filho. Por exemplo, hábitos de vida sedentários, padrões de alimentação em excesso e falta de prática de atividades físicas podem ser aprendidos pelos filhos e acabar provocando desordens dos labirintos.
Então, entende-se que não há relação direta entre a labirintite e a hereditariedade, mas sim uma relação indireta. Mas fique tranquilo, pois é possível evitar a desordem dos labirintos ao mudar hábitos e alimentação.
Fonte: LABIRINTITE É HEREDITÁRIA? | DR. JOSÉ NETTO – OTORRINO por Dr.José Netto – Otorrino