Pular para o conteúdo

Gravidez de alto risco em gestantes com endometriose.


Riscos da Endometriose para Gravidez

Riscos da Endometriose para Gravidez

Nesse vídeo eu vou responder uma dúvida que já recebi algumas vezes no meu Instagram sobre riscos da endometriose para gravidez. Eu tenho vários vídeos no canal do YouTube que eu falo sobre questões da endometriose, sobre tratamentos, cirurgia e sobre essa questão especificamente da gravidez.

É um assunto importante esclarecer que a endometriose está relacionada principalmente à dificuldade para engravidar. Então, não é impeditivo. A maior parte das mulheres com endometriose vai engravidar espontaneamente, apesar da endometriose, mas sim uma grande causa de infertilidade feminina, ou seja, fato de ter endometriose torna assim potencialmente mais difícil conseguir engravidar.

Agora, pra gravidez que é essa preocupação, então, mulher tinha endometriose, acabou engravidando, isso tem risco? E a gente pode dizer resumidamente que não. Ou seja, uma vez que a mulher engravida, a endometriose deixa de ser um problema.

Agora quero explicar porque se for procurar sobre esse assunto é um trás fato existisse nos estudos científicos e sim algumas condições de complicação da gestação são mais comuns em mulheres que tinham endometriose. Esses dados científicos bem presentes de países que têm todos sistema de saúde controlado, que é muito fácil de estatísticas de tudo, então tem estudos muito grandes que olham mulheres é relacionadas às complicações da gestação, então vocês mulheres que tiveram determinados tipos de complicação da gestação e cruzam essa informação com mulheres que antes tinham diagnóstico de endometriose e de fato sim um pouco maior, porém é importante esclarecer que é uma diferença muito pequena que estatisticamente faz pouca diferença.

Então, é algo mais relevante quando a gente pensa em termos de saúde pública, o número muito grande de mulheres para mulheres sozinho individualmente, se ela engravidou com a endometriose, pode considerar que o risco por ter endometriose é quase que o mesmo de uma mulher que não tem, muito pouco a mais, a ponto de que a recomendação oficial é de que mulheres com endometriose em gestações de risco são gestações que devem ser acompanhadas normalmente como uma gestação qualquer. Então, se essa é a sua condição, pode ficar tranquila. Uma vez grávida, não se preocupe com a endometriose durante a gravidez e até a amamentação, mas depois é isso vai precisar ser visto acompanhado de preferência por um especialista em endometriose.

E como eu falei, ah, tem muitos vídeos no canal do YouTube, essa minha área de atuação, uma das minhas áreas principais de atuação, e eu tenho muitos vídeos e esclarecendo tudo sobre endometriose no canal. Fica o convite, então, caso você ainda não seja inscrita.

  • Endometriose está relacionada principalmente à dificuldade para engravidar;
  • Não é impeditivo;
  • A recomendação oficial é de que mulheres com endometriose em gestações de risco são gestações que devem ser acompanhadas normalmente como uma gestação qualquer;
  • Uma vez grávida, não se preocupe com a endometriose durante a gravidez e até a amamentação, mas depois é isso vai precisar ser visto acompanhado de preferência por um especialista em endometriose.

Fonte: Gestante com endometriose tem gravidez de alto risco? por Dr. Igor Padovesi