Pular para o conteúdo

TV do Berro: A confusão no curral


Equity Má Contagioso – Identificação e Tratamento

Equity Má Contagioso – Identificação e Tratamento

Detectar uma doença no início é um dos fatores que contribuem para o sucesso de um tratamento. Veja porque os produtores devem sempre estar atentos para os detalhes que podem surgir de ruim ou de bom no seu rebanho.

Agora nós vamos falar pra vocês sobre uma doença que é muito comum acontecer nos rebanhos e que deve ter uma atenção especial, que é a Equity Má Contagioso, também conhecido como boqueira ou dermatite postular. Para que você possa ter sucesso na sua atividade, é bom que você identifique o problema e já chame logo um veterinário para que ele possa resolver esse problema. É de simples resolução, mas muito importante que você detecte logo essa doença para que ela não traga prejuízo para você.

  • Equity Má Contagioso é uma doença comum em rebanhos
  • Deve ser identificada logo no início para evitar prejuízos
  • Chame um veterinário para resolver o problema

Eu tô aqui com Sebastian, que está me ajudando hoje. Vamos mostrar pra vocês como é comum e o que aparece. Se você observar bem aqui, o Diego vai mostrar pra gente bem na ponta do meu dedo essas pequenas verrugas que aparecem em torno da boca, daí o nome boqueira, né? Você tem aqui no focinho, na boca, próximo dos olhos, então você tem aqui na cabecinha dele bastante dessas verrugas, é bem característico da doença.

Um reservado aqui de não dizer como está fazendo o tratamento, porque você deve sempre procurar um veterinário. Procure sempre técnicos para orientar você quanto à forma de fazer a plantação do seu capim, a formulação das rações do sal mineral e tudo mais. E nesse caso, procure um veterinário para que ele possa orientá-lo. Outro trabalho que dá quando isso acomete uma grande parte do rebanho é muito grande, você perde muito tempo e demanda dinheiro, isso este custo tanto tempo quanto seu dinheiro usando medicamentos para curar. Portanto, identifique, voltar a dizer pra vocês, para que fique bem claro, essas pústulas aqui em torno da boca, no focinho. Você pode ver que fica essa coisa que muito agrada, custa por animal é muito ruim pra ele, deixa de mamar, deixa de comer no caso dos adultos.

Você vai ver esse problema aqui no focinho, nas patas pode cometer e no caso das adultas, você vai observar nessa região que é o bebê. Aqui nós temos um animal pequeno ainda jovem é, mas é bem nessa região que você está vendo aqui do blog quando o pequeno vai mamar, ele sente dificuldades porque pode doer na mãe, pode atrapalhar tudo no animal alimentação crescimento, prejuízo é grande. Procure um veterinário, ele vai poder orientar você quanto à melhor maneira de combater essa doença.

Código:

Fonte: TV do Berro – A boqueira no curral – (297-20.04.08) por Revista O Berro