Pular para o conteúdo

Sintomas e afecções do canal anal.

Fissura Anal: Entenda o que é e como tratar

A fissura anal é uma lesão muito comum em pacientes que sofrem de constipação ou diarreia. Ela se assemelha a um corte na região da pele do ânus e pode ocorrer devido ao uso excessivo do esfíncter anal.

A fissura anal pode ser aguda ou crônica e apresenta sintomas como dor anorretal, sangramento e inchaço local. Às vezes, também pode surgir um excesso de pele na região, chamado de película.

A fissura difere um pouco de outras afecções patológicas porque causa uma dor muito forte e lancinante, acompanhada de sangramento vivo. O diagnóstico é feito por exame físico.

O tratamento consiste em cicatrização da ferida, que tende a ser mais lenta devido à região muscular que abre e fecha. Algumas medidas podem ajudar a abreviar o tempo de cicatrização, como diminuir a tensão do músculo do ânus e uso de pomadas com bloqueador de canal de cálcio e analgésicos.

Em casos de fissuras crônicas, é necessário avaliar o músculo esfíncter anal e, se necessário, optar por cirurgias como a fimetotomia ou fissurectomia.

É importante investigar a presença de doenças sexualmente transmissíveis, como o herpes simples, que também podem causar fissura anal.

Tratamento Caseiro para Hemorroidas:

  • Uso de banhos de assento com água morna;
  • Uso de pomadas com corticoides;
  • Aplicação de compressas frias para aliviar a dor;
  • Manter uma dieta rica em fibras e beber bastante água.

Espero que vocês tenham gostado do conteúdo. Se ficou alguma dúvida, deixe aqui nos comentários. Até o próximo vídeo!

Fonte: SINTOMAS DA FISSURA ANAL | Especial 5 afecções do canal anal por Dra. Patrícia Silveira