Pular para o conteúdo

Diferença entre rinite alérgica e infecciosa.





Diferença entre Rinite Alérgica e Infecciosa

Diferença entre Rinite Alérgica e Infecciosa

Olá pessoal, tudo bem? Meu nome é Renato Pontos, ou médico otorrinolaringologista, e hoje nós vamos falar um pouco de como diferenciar a rinite alérgica e a rinite infecciosa. Eu resolvi fazer esse vídeo porque é muito comum pacientes chegarem no consultório e fazerem essa confusão. Às vezes confundem e pensam que é alergia e outras vezes pensam que é infecção.

Atualmente, você está nos assistindo, se inscrevam no nosso canal e não esqueça de ativar as notificações.

Como diferenciar a rinite alérgica da rinite infecciosa?

Como eu falei, os pacientes confundem bastante os sintomas, mas geralmente, a rinite alérgica é mais comum. Os pacientes que têm rinite alérgica e todas as vezes que começam os sintomas nasais, eles realmente sempre acham que é a rinite alérgica.

Vou começar a falar algumas dicas para tentar diferenciar sempre quando é alergia e quando é suspeita de infecção.

  • A rinite alérgica sempre surge através de um contato com alérgenos, como poeira, pelo de cão, pelo de gato, entre outros.
  • Os pacientes com rinite alérgica têm sintomas de obstrução nasal, congestão nasal clara e coriza, coceira no nariz e espirros. Normalmente, com anti-alérgicos, esses pacientes costumam melhorar bastante os sintomas.
  • A rinite infecciosa é quando o paciente também apresenta obstrução nasal, mas a secreção começa um pouquinho mais clara e depois vai ficando colorada nas regiões amareladas. Espirrar também pode acontecer, só que para diferenciar da rinite alérgica, normalmente o paciente sente alguma alteração na garganta, uma indisposição e às vezes até tosse. Esses sintomas da rinite infecciosa vão durar em média de 5 a 10 dias, dependendo do caso. E nesses casos, a gente até costuma utilizar os anti-alérgicos também, só que ao contrário da rinite alérgica, esses pacientes apresentam uma melhora parcial, só mesmo para aliviar os sintomas.

Então é sempre importante tentar diferenciar um do outro, então foi só o centro, surge esses pacientes procurarem um médico otorrino para saber diferenciar o que é a rinite alérgica e o que é a rinite infecciosa.

Espero que essas dicas tenham sido úteis para vocês. Se você gostou, compartilhe com amigos e familiares. E qualquer dúvida pode deixar nos comentários.

Fonte: Como saber se é Rinite alérgica ou infecciosa | Dr. Renato Ponte Otorrino por Dr. Renato Ponte Otorrino em Fortaleza