Pular para o conteúdo

Fimose e risco de câncer de pênis.

A presença de fimose e o desenvolvimento do câncer de pênis

É sabido há muitos anos que o câncer de pênis é associado a diversos fatores, mas o principal fator que pode desencadear o surgimento do câncer de pênis é a presença da fimose verdadeira.

O mecanismo pelo qual ocorre o desenvolvimento do câncer de pênis é o seguinte: o esmegma, que é a secreção que existe na região do prepúcio do pênis, não tem como ser eliminado pela higiene que todo homem faz. Se essa secreção fica acumulada ao longo do tempo na região do pênis, isso se torna um irritante e pode levar à formação de células chamadas de metaplasia, que posteriormente podem se tornar uma neoplasia, ou seja, um câncer de pênis.

É muito importante se você tem um problema de fimose, pois pode estar desenvolvendo no futuro um câncer de pênis. A partir dos 10, 20 ou 30 anos de idade, essa fimose pode estar sendo um precursor para a geração da neoplasia de pênis.

Um dado interessante que reforça tudo isso é que os judeus realizam em todas as crianças a cirurgia de fimose. Todos os judeus são operados pela cirurgia de postectomia e o índice de câncer de pênis nesses pacientes é zero. Isso mostra que a realização da cirurgia de postectomia é um fator que previne o desenvolvimento do câncer de pênis.

Se você está preocupado com esse problema, não precisa sair correndo para fazer a cirurgia. Programe-se para colocar dentro de um mês a cirurgia de fimose para que, com tranquilidade, você fique livre desse problema de acúmulo de esmegma dentro do pênis.

  • A fimose pode ser um precursor do câncer de pênis
  • A cirurgia de postectomia previne o desenvolvimento do câncer de pênis
  • Programe-se para fazer a cirurgia de fimose em um mês

Fonte: Fimose e sua relação com o câncer de pênis por Urologia Especializada BH