Pular para o conteúdo

Dermatite seborreica: o que é e como tratá-la crosta láctea? Deixe comigo


Dermatite Seborreica – Crosta Láctea

Dermatite Seborreica – Crosta Láctea

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Eu sou o enfermeiro Mauro e no vídeo de hoje vamos conversar sobre a dermatite seborreica, mais conhecida como crosta láctea. É muito comum que os bebês tenham descamações na pele, e nos lactentes isso pode acontecer na cabecinha, sobrancelha e até mesmo atrás das orelhas. Isso é conhecido como crosta láctea e não tem nenhuma relação com o leite que o bebê está amamentando ou com a forma que ele está se alimentando.

Estudos apontam que a crosta láctea é proveniente de mudanças hormonais que acontecem com a gestante ao final da gestação, fazendo com que a glândula sebácea do bebê libere essa crosta. Mas fiquem tranquilos pais, isso não dói, não arde, não queima e não tem coceira, não causando nenhum incômodo para o bebê.

Uma dica que dou para vocês é utilizar um óleo vegetal, como o óleo de amêndoa, na cabecinha do bebê, passando em torno de toda a cabeça e deixando agir por uns 20 minutos antes de lavar com o shampoo que já utilizam rotineiramente. É importante não passar as unhas e não fazer fricção com força na cabecinha do bebê para tentar soltar as casquinhas, pois isso pode irritar e causar inflamação mais grave no local.

Caso a crosta láctea se alastre pelo corpo ou o bebê apresente coceira, é importante levar ao conhecimento do pediatra para ver o que está acontecendo, e ele pode recomendar alguns exames para verificar se não há nenhuma bactéria ou fungo afetando o bebê.

Queridos papais, fiquem tranquilos, isso é normal e não há nada que possa ser feito para evitar que aconteça. Lembre-se, juntos somos mais fortes! Comentem, compartilhem e curtam esse vídeo para que o YouTube possa recomendar mais conteúdos como esse. Um grande abraço a todos e até o próximo vídeo pessoal!

  • Não passar as unhas na cabecinha do bebê;
  • Não fazer fricção com força;
  • Utilizar óleo vegetal, como óleo de amêndoa;
  • Lavar com shampoo rotineiro;
  • Levar ao conhecimento do pediatra caso se alastre ou haja coceira;
  • Crosta láctea é comum e não há nada que possa ser feito para evitar.

Fonte: CROSTA LÁCTEA: O QUE É ? COMO TRATAR? (DERMATITE SEBORREICA) DEIXA COM O PAPAI por Deixa com o papai