Pular para o conteúdo

Tratando estomatite infantil: aftas e feridas na boca

Estomatite – O que é e como tratar

Olá, eu sou o Dr. Daniel Portela, médico pediatra, e hoje vamos falar sobre a estomatite. Espero que esse conhecimento possa ajudar mais pessoas que se inscrevem no nosso canal. Compartilhem nos comentários suas dúvidas e experiências.

A estomatite é uma inflamação da cavidade oral, da mucosa da boca que reveste internamente a boca. Pode acontecer em crianças basicamente por dois motivos: trauma local, quando a criança se machuca na boca e inflamação, que é o mais comum de todos, causada por infecção por vírus. Dentre os vírus, o vírus herpes é o campeão, mas outros vírus também podem causar.

Como se manifesta a estomatite? São aftas, né? Então, a criança vai apresentar aftas na boca, que podem ser diversas. Essas aftas se distribuem pela língua, a gengiva, o céu da boca, ou seja, ficam espalhadas pela mucosa. Em volta dessa afta, existe um halo hiperemiado, que é uma margem volta dessa afta. Por dentro, pelo centro, fica mais esbranquiçada, e na periferia dela, na margem, é mais avermelhado, irritado. Esse é o padrão de uma lesão pura de herpes vírus na estomatite.

Bem, o que pode acontecer com essas crianças? Então, vamos de conforto intenso. Dependendo do número de lesões, da extensão da lesão, essa criança pode ficar com a boca com muitas lesões e ter dificuldade até mesmo de ingerir alimentos. Mas o que não pode acontecer é a dificuldade de hidratação. Aliás, quando as crianças têm essa dificuldade, é um critério de internação. No ambiente hospitalar, já que não será possível manter a hidratação via oral, essas crianças vão precisar de uma ajuda de sintomáticos. O tratamento com esse desconforto pode ser intenso.

Tratamento

O tratamento basicamente será na prevenção de complicações de infecção secundária dessas lesões, e no alívio da dor e desconforto. Para prevenir infecções bacterianas e fúngicas na boca, já que está ali com lesões, a gente vai utilizar uma higiene sistemática. Então, limpar a boca sistematicamente após as refeições, principalmente. Isso você pode fazer com a escovação da criança. Se tiver muito difícil essa escovação, pode ser menos vigorosa e você utiliza uma solução de bicarbonato para facilitar e remover as bactérias aflora ali bacteriana da boca que vai poder contaminar essas lesões. Você pode utilizar meio copo de água (100 ml) com uma colherzinha de chá rasa de bicarbonato de sódio (aquele bicarbonato de sódio que vende na farmácia). Você vai pegar uma gaze e molhar nessa solução e fazer a higiene da gengiva, toda a região da boca, língua e céu da boca. Isso sempre após as refeições, mantendo essa boca limpa. Isso vai prevenir que essas lesões sejam contaminadas por bactérias e mesmo fungos.

Outra coisa que a gente vai fazer é aliviar esse desconforto. Existem medicações tópicas à base de corticoide tópico ou anestésicos tópicos. Na estrada dos tópicos, que podem ser utilizados nessas aftas, nessas lesões, para facilitar na aliviar um pouco esse desconforto e deixar a criança mais disposta até para se alimentar. Após a higienização, depois de limpar a boca, você vai utilizar esses medicamentos tópicos para aliviar esse desconforto. Isso vai ajudar bastante a criança a se alimentar e se manter hidratada.

Alimentação dessa criança deve ser à base de alimentos pastosos e líquidos, evitar alimentos mais frios e não ácidos. Isso vai também facilitar a aceitação. Isso vai durar em torno de sete até 10 dias, em média. De uma semana, essas lesões vão se resolvendo. Se você perceber que seu filho ainda está com muita dificuldade de se alimentar, ele tem que ser avaliado por um pediatra e ver se tem infecção secundária ou mesmo o critério de internação. A maior parte das vezes, essa criança vai, apesar desse desconforto todo, evoluir bem e por volta de 7 a 10 dias, a criança vai estar praticamente curada sem sintomas.

Conclusão

A estomatite é uma doença autolimitada. O tratamento é baseado na prevenção de complicações, na higiene da boca e no alívio do desconforto. O tratamento deve ser feito sob supervisão médica. Se você acha que seu filho pode estar com estomatite, consulte um pediatra.

  • Se inscreva no canal para mais informações sobre saúde infantil.
  • Compartilhe suas dúvidas e experiências nos comentários.
  • Não se esqueça de utilizar o código para ganhar um desconto em sua próxima consulta.

Obrigado por assistir!

Fonte
Aftas e feridas na boca da criança (estomatite) por Daniel Portela Pediatra