Pular para o conteúdo

Suplementação de ferro: Rotina de Saúde na TV Dr. Moisés

Orientações sobre a suplementação de ferro em crianças

No grupo do Facebook de aleitamento materno solidário, muitas mães têm dúvidas sobre a introdução do ferro como remédio para crianças. É importante esclarecer que as orientações do Ministério da Saúde indicam:

  • Crianças que nasceram de termo (ou seja, de 9 meses) e que se desenvolvem em aleitamento materno exclusivo não precisam de suplementação de ferro até os seis meses de idade.
  • Crianças que têm termos a partir dos seis meses de idade podem introduzir o ferro se não tiverem aleitamento materno. Se a criança toma fórmula infantil, ela também não precisa de suplementação de ferro se tomar pelo menos 500 ml de fórmula.
  • A suplementação de ferro é necessária a partir do momento em que a criança não está em aleitamento materno exclusivo e não toma fórmula infantil. Ou seja, a partir da introdução da alimentação aos seis meses de vida.
  • Os prematuros têm uma situação especial, pois o depósito de ferro do bebê é feito no último trimestre de gestação. Se o bebê tem menos tempo de gestação, é sinal de que a reserva dele deve estar baixa, e por isso é necessário suplementar preventivamente. Cada situação tem uma dose específica, que deve ser orientada pelo pediatra que acompanha o filho.

É importante ressaltar que o ferro não é um elemento inócuo e pode provocar problemas, como intestino preso. Portanto, não se deve introduzir ferro sem conversar com um profissional. As orientações do Ministério da Saúde estão disponíveis para quem quiser consultá-las.

Fonte
TV DR. MOISES – Suplementação de ferro, rotina do Ministério da Saúde por DoutorMoises