Pular para o conteúdo

Mitos e verdades sobre arritmias cardíacas em 2021.

Arritmia cardíaca – mitos e verdades

Existe cura para arritmia cardíaca?

Sim, hoje a cura das arritmias cardíacas é uma realidade. É possível tratar essas arritmias de maneira segura e curar a maioria delas.

Existe tratamento caseiro para arritmia?

Verdadeiro. Existem condutas e disciplinas que podem ajudar a prevenir arritmias, como reduzir o estresse em casa, ter uma boa qualidade de vida, fazer atividade física saudável, entre outros.

Pessoas com arritmia podem se exercitar?

Mito. É importante que a pessoa faça uma avaliação médica para verificar se não há risco de desenvolver uma arritmia inesperada durante a atividade física. Por isso, é necessário um atestado médico antes de começar a praticar exercícios.

As arritmias só acontecem em idosos?

Mito. As arritmias podem ocorrer em todas as idades, inclusive na vida intra-uterina, em crianças, jovens e adultos.

O coração não volta ao ritmo normal se tem arritmia?

Mito. Muitas arritmias são limitadas e podem reverter espontaneamente.

Tomar termogênico pode causar arritmia?

Verdadeiro. O uso de termogênicos pode sobrecarregar o metabolismo e provocar arritmias ocultas ou induzir o surgimento de novas arritmias. É importante fazer uma avaliação cardiológica antes de utilizar qualquer substância.

Dormir mal pode causar arritmia?

Verdadeiro. A apneia obstrutiva do sono pode provocar arritmias aceleradas ou paradas, comprometer a oxigenação e diminuir a qualidade de vida durante o dia.

Conclusão

É possível tratar e curar a maioria das arritmias cardíacas, mas é importante prevenir e evitar fatores de risco, como o uso de substâncias sem orientação médica, o estresse e a apneia obstrutiva do sono.

Fonte
Arritmias Cardíacas | Mitos e Verdades por Hcor