Pular para o conteúdo

Podcast: A Educação Popular de Paulo Freire e seu Impacto

e discentes da disciplina Educação de adultos e saberes da cultura popular apresenta podcast em homenagem ao centenário de Paulo Freire.

uern Pau dos Ferros vamos falar sobre a educação popular e Paulo Freire. a educação popular é um movimento pedagógico e político de ficar mente latino-americanos que ganhou força nos anos 60 e contexto de resistência a ditaduras militares. a educação popular defende que só pode haver uma sociedade Justa e democrática seus as quais os oprimidos e disciplinares tomarem consciência de suas condições de vida e das raízes dos problemas que mais afetam a

não sendo possível por meio da educação criar estratégias para concretizar um formações sociais a favor dos setores populares. a educação popular compreendo todo e qualquer ser humano como produtor de conhecimento reconhece que o contexto de cada estudante importa que respeita a cultura os conhecimentos populares os valores e habilidades individuais que todos trazem consigo.

não é possível definir educação popular como a teoria de conhecimentos referenciada na realidade com metodologias incentivadores a participação e ao empoderamento as pessoas permeado por uma base política estimuladora de transformações sociais e ali entrada por anseios humanos de liberdade justiça e igualdade.

e no Brasil a maior referência é pedagogia aplicada na educação povo lá é Paulo Freire. Elabore uma crítica ao que é o mesmo denominou educação bancária que é um educação que fez pressupõe-se alguns de tempo saber e outros não a educação uma cara que fazer estratégias de a pressão e dominação de uma classe social sobre outra da Elite e sobre os trabalhadores são suas mãos humanas em seres para outros e não para si.

e na contramão da educação bancária Paulo Freire apresenta Pedagogia do Oprimido como a prática dialógica que problema problematiza e desviava realidade aquilo que é ocultado as relações de poder e também aquilo que é neutralizado como a desigualdade social a parte Arcado a racismo e misoginia EA dominação de Classe A.

e essa naturalização da realidade passa pelas estratégias de colonização opressão doutrinação mercantilização da vida e dedicação de suas próprias do capitalismo e do neoliberalismo e educação popular é um levante contra tudo isso é uma Pedagogia da indignação.

é diferente da educação bancária que a data e Ajuste o ser humano a ordem social capitalista a educação popular compreender que o ser humano é uma construção histórica e por isso pode se Reinventar é como toda a prática social da educação um ato político que tem relação com a construção do mundo e da existência humana no sentido é uma pedagogia Libertadora.

e há quem compare a educação popular de Paulo Freire ao mito da caverna de Platão de uma forma figurativa pensando na forma com mais educação acha supondo que em uma caverna existe um pessoas presas que viam o que acreditavam ser monstros que o aprisionavam e nunca podiam sair dali em certa ocasião uma pessoa consegue fugir e descobre que tudo não passava de ilusão as os monstros eram sombra das pessoas que passavam por ali pela força da caverna e ele descobre a verdade que existe um mundo além da caverna e

e quando ele retorna para dizer a verdade para seus companheiros de prisão eles não acreditam e assim ocorre com a educação de Paulo ter pegado ele acreditava que a educação podia ser uma coisa para libertar as pessoas de um conhecimento que é obrigatório onde você tem que estudar uma determinada coisa que me leve ao determinar o trabalho para que você tenha determinada situação de vida e acreditavam que você poderia estudar com base no que você gostava de uma forma prazerosa e trabalhar seus talentos dia sim conseguir criar uma sociedade onde Cada um faz o que gosta cada um se ajuda entre si de uma forma cooperativa do Seu principal argumento era que a educação não podia ser uma coisa destinada e a você se obrigatória Obrigatoriamente a um emprego específico porque ele paga mais ou menos do que se pretendia

E aí

E aí

Fonte
EDUCAÇÃO POPULAR DE PAULO FREIRE por Departamento de Educação CAPF UERN