Pular para o conteúdo

Alfabetização e Letramento – Etapas da alfabetização

Aula do dia 18/02/2021

Alfabetização e letramento nós teremos algumas coisas bem interessantes para ver tá primeiro nós precisamos entender que o nosso conteúdo vai falar do processo de alfabetização como que ele acontece quem vem antes de quem vem primeiro e todo pedagogo ou no mínimo professor de alfabetização tem que ter consciência disso lá dos níveis que tem que ser ultrapassado a

Que tal nosso roteiro de aula vocês têm no lead em detalhes todo nosso planejamento né e eu pergunto a vocês né ou a ordem da aprendizagem da criança no processo de alfabetização o que que vem primeiro né às vezes alguns teóricos na internet está cheia de discussão disso né o que que aprende-se primeiro a ler ou escrever e eu vou arrumar uma criança aprender a

Ler e não saber escrever é normal a gente tem alunos que copiam tudo que escreve em tudo transcrevem na verdade tudo mas não sabem ler isso é normal porque que só acontece essas coisas todas são questionamentos né que alfabetização trás e que ao longo das aulas nós vamos esclarecendo vamos trazendo à tona e indicando as possíveis soluções e os caminhos a serem

Percorridos né mas nós temos etapas importantes primeiro ou trouxe uma fala de emília ferreiro né que a construção da escrita acontece em uma ordem sistematizada a leitura que a gente chama de decodificação ela acontece de uma forma quase que espontânea nas uma criança de três anos ela é capaz de identificar os lugares que é inscrito é uma aventura espontânea

De tanto a ver o nome escrito eu acabo identificando com facilidade o nome dela e de algumas pessoas da própria família mas a escrita que a codifi cação na da nossa língua materna ela não acontece de forma espontânea ela tem que ser apreendida e aprendida então tem uma sistemática aí né para acontecer e depois disso ela é codificada ok então tem medo o que que

Acontece a criança começa a ler ou a criança começa a escrever e eu quero dizer a vocês que científicamente nós temos comprovações de que o professor o alfabetizador ele tem por obrigação oferecer as duas coisas juntas o processo ele tem que acontecer de forma simultânea tá o professor ensina a ler a palavra sapo e escrever a palavra sapo ao mesmo tempo porém e

No cérebro da criança aprendizagem mais fácil que existe um processo menor é a da leitura que é b codificar o olho lá a letrinha s com lá faz sai o p com o faça por sapo é mas quando eu vai escrever que ela vai criar trazer os códigos para essa palavra daí ela vai ter problemas porque ela tem que lembrar do sapo é qual é um s só são dois essas é um c cedilha o

Pedro do povo do sapo como que citei acontece na ep mesmo é outra letrinha ela pode fazer uma confusão aí de iracema com fonema então a codifi cação ela é mais difícil para o cérebro da criança do que as recodificação entendeu mas o professor precisa oferecer as duas coisas ao mesmo tempo e essa foi a primeira fase a segunda fase educação infantil com papel da

Educação infantil isso nós podemos dizer que a educação infantil uma fase preparatória para alfabetização algumas escolas erroneamente tem alfabetizado crianças na educação infantil eu sempre digo é que isso e vou repetir vou continuar dizendo até que me provem o contrário eu consigo mudar o que eu penso a educação infantil não tem que alfabetizar e ela tem

Seus objetivos próprios ela tem suas características próprias ela tem um planejamento próprio só que é na educação infantil dentro dessas características próprias dentro desses planejamentos próprios que acontece toda a preparação indireta de alfabetização o professor de educação infantil não deveria se preocupar ensinar letras números fonemas e grafemas

Mas tem deveria se preocupar em trabalhar a discriminação auditiva e trabalhada discriminação visual em trabalhar a discriminação tátil em trabalhar a localização espacial espaço que a criança ocupa e trabalhar lateralidades em trabalhar organizações de cima para baixo da direita para esquerda da esquerda para a direita de dentro para fora e de fora para dentro

Tudo isso com corpo da criança eu vou trabalhar bem o corpo dela eu estou organizando a mente dela para próxima etapa que é etapa de alfabetização então a educação infantil ela tempo responsabilidade preparar a criança para uma alimentação não mas ela se ela for bem feita se for para educação infantil de qualidade essa preparação é uma consequência natural

Das habilidades a serem desenvolvidas na educação infantil ok terceira o terceiro ponto importante quais são os pré-requisitos para uma criança ser bem alfabetizada primeiro é requisito a ser criança tem que ter orientação espacial ela tem que saber se organizar a criança que anda torta que tem uma coordenação motora errada uma criança que tem uma auto-estima

Baixa ela não tem uma boa alfabetização ela vai ter dificuldades de alfabetização é lógico que aqui a gente está falando de cognição o biológico dela tem que tá pronto né o psicológico dela que tá pronto a gente tá falando de cognição quando eu trabalho como eu disse não teria um médico quando eu trabalho na educação infantil com a criança direita e

Esquerda em cima embaixo da frente para trás de dentro para fora e de fora para dentro eu estou trabalhando com ela é a sua orientação espacial quando ela pega uma folha vou mandar ela pega um cara e ela vai saber escrever certinho da esquerda para direita ela vai saber utilizar a pauta correta do caderno ela vai saber que no caderno a gente escreve de cima para baixo

Quando o professor fala assim começa no cantinho da esquerda só tem que saber qual é a esquerda começa em cima na primeira linha ela tem que saber o que é que o primeiro a linha e os orientação espacial tá quando a gente fala de coordenação motora fina o segurava lápis corretamente eu tenho visto vários professores de alfabetização de ensino fundamental e de

Educação infantil que não tem se preocupado com isso a criança pega o lápis de forma errada seguras e inseguras em da coloca o dedinho no lugar errado do lado depois com a primeira as perguntas palavrinhas que começou a escrever à mão dói o punho dói porque não desenvolveu fazendo ação motora fina corretamente não fez exercício de punho os e não fez bolinha

De crepom suficiente não trabalhou com a massinha suficiente então na hora de escrever vai cansar rápido vai doer o braço vai doer a mão vai enjoar porque faltou desenvolveu isso e outro ponto mega importante autoestima da criança a criança tem sentir que ela é capaz de aprender todos são capaz de serem alfabetizados inclusive e especiais inclusive os alunos com

Os 10 vídeos inclusive a luz constante todos todos têm capacidade de aprender a não ser que tenham comprometimento aí a gente tá falando de biologia de saúde física né que ele tenha um comprometimento muito grande de neurológico são exceções mas tirando essas raras exceções todos os outros alunos se tiver auto-estima bem trabalhada ele é capaz de aprender

E o professor ele está na sala de aula para sustentar elevar a auto-estima do aluno na um minha com que o aluno for capaz de progredir é função do professor elogiar a função do professor parabenizar é função do professor reconhecer o esforço e é lógico que numa sala a gente tem a luz que fazem de forma quase que perfeita e tem alunos que fazem de forma bem

Dificultosas mas mesmo que ele que o ar não ficou bem redondo ou fora da linha se no dia anterior ou na semana anterior nem o afasia é o motivo de elogio né é motivo de sustentar essa autoestima para que ele consiga continuar progredindo outra etapa importante quem é e a escola ea criança que o que escola quer ensinar e a forma panela que ensinar é o que o aluno que

Aprender ou é a forma com que o aluno atraente e nós vemos que existe um distanciamento muito grande entre o que o aluno consegue e o que a escola que aquele consigo e o que nós enquanto escolhe estamos fazendo para diminuir essa distância para que esse aluno alcance essa aprendizagem e ela alfabetização que os maiores problemas suja é lá que tudo desponta é ali que

A gente percebe o aluno tem uma visão baixa que o aluno escuta pouco realiza a gente percebe que o aluno não tem concentração que ele não consegue prestar atenção por muito tempo então a escola precisa minimizar essa distância entre o que ela faz e o que o aluno precisa que ela faça é a daí a gente pensa no seguinte como escolher um método que método e muitas

Pessoas perguntam isso para medo nela com o melhor método de alfabetização e eu só tenho uma resposta o melhor método é aquele que o professor domina e que alcança a maior parte dos alunos se eu tenho vários alunos com comprometimento visual ou auditivo eu tenho que pensar bem se eu posso usar um método fonético se eu tenho vários alunos que têm dificuldade de

Acesso a revista jornal a livro eu tenho que pensar se eu posso usar sentenciação com esses alunos então eu preciso pensar no meu domínio metodológico e preciso pensar no cliente que tá minha frente a maioria deles qual é a dificuldade a facilidade que eles têm e eu vou apresentar para vocês os dois tipos de métodos só existem dois tipos duas classificações

Os métodos sintéticos da que são esses aqui que esses métodos eles e tem do mínimo para o máximo que é do micro para o macro da o alfabética ou soletração parte da letra para palavra para frase para o texto o fone pátio do som da letra para junção de dois sons para formar uma sylador formar a palavra frase e o preço e o silábico né parte de uma sílaba para

A palavra para frase para o texto então todos os métodos sintéticos eles partem do micro mapa da menor parte da maior o segundo tipo de método só existem dois tipos são os analíticos que partem na da parte maior para o menor do mar puro para o mico a palavra são pega esse uma palavra inteira vai ser o nome da criança ou uma palavra comum de do centro de interesse

Das crianças e ela é destrinchar em sílaba o brasil a ação que hoje é o mais utilizado e eu acredito muito nele hoje parte de um texto ou de uma frase para palavra para sílaba ir para letra e o método do ponto que parte de uma história não conta-se uma história dessa história tira uma frase que tira uma palavra sílaba e aleta então usar analíticos partem do

Todo para as partes e os sintéticos da parte para o todo ok esses são os métodos de alfabetização a estudar motivos na exemplo desses tipos de métodos mais para frente espero vocês na nossa aula noite e nós teremos na várias outras informações qualquer dúvida vocês façam contato que a gente vai tirar as dúvidas ah tá bom valeu gente

Transcrito do video
Alfabetização e Letramento – Etapas da alfabetização By Adriana Ernesto