Pular para o conteúdo

Movimento Escolas pelo Clima – Escola Sustentável Tour EMEB Annita Magrini Guedes

A escola EMEB Annita Magrini Guedes, de São Bernardo do Campo, signatária do Movimento Escolas pelo Clima, recebe a Reconectta junto com o ator e apresentador Sergio Marone para mostrar como trabalhar sustentabilidade na escola de forma integrada e contínua.

Elliott sou diretor da re conecta o negócio social que ajuda a escolas a trabalhar sustentabilidade como um diferencial no seu pedagógico no seu desenvolvimento de crianças é e professores idealizadores do movimento escolas pelo clima que a maior comunidade de escolas comprometidas com a pauta climática do brasil e hoje a gente tá aqui para fazer um tudo para conhecer

Uma das escolas que a gente considera modelo que a emeb annita magrini guedes aqui em são bernardo do campo ele está com convidados mais do que especiais nós estamos com algumas escolas da rede do movimento estamos também aqui com o ator e apresentador sérgio marone sejam muito bem vindos muito obrigado pela presença de todos e muito obrigado pela toda a equipe da

Escola que nos recebe aqui então gentilmente obrigado é eu sou professor educação física tem uma o grupo do movimento da aprendizagem através do corpo e do movimento das experimentações e a gente descobre que nós tínhamos um espaço muito deteriorado o espaço é ruim porque ninguém vem ou ninguém vem porque eu espaço é ruim e aí criava-se na verdade uma

Aula e próprio que a dentro de sala de aula e aí a gente começou a fazer propostas de mudança então a primeira proposta para nossos tá ninguém foi fazer uma horta legal então né e aí começamos a fazer a separação ia fazer pequenas composteiras né e era muito legal porque com as crianças né aí falava assim que que nós colocamos aqui a casca de cenoura

Casca de banana casca de ovo falava ó nós não colocamos nem um pingo de terra aqui como é que ficou preto por exemplo é ela utilizou a semente da própria merenda pra vocês vão ver pé de mamão então não tem que comprar a mudinha tem que aprender bom então a horta o canteiro puxou compostagem que puxou o viveiro de mudas aí ok plantamos agora vamos aguardar e

Aí o porquê que eu tô falando isso porque é a construção a construção não é a vou chegar lá na escola vamos tem o dinheiro vamos comprar isso comprar terra comprar isso não faz porque quando o professor vai embora o diretor vai embora o projeto morre né então a partir daí uma coisa foi puxando a outra né cada professora cada turminha e aí um canteiro desse

Tamanho não dá para 30 25 crianças verem agora você vai afogar ou facinho né e aí o que a gente faz e a preocupação das professoras assim mas eu tenho que dar aula mas eu tenho que dar aula como se aqui não fosse aula hoje só não sei mas não era uma preocupação grande a ideia do jardim sensorial primeiro que as crianças precisam exercitar o tocar o sentido

Falar né que muitas escolas meio que não põe a mão não põe a mão aqui é um lugar para pôr a mão a pena aprender a textura do cacto em relação ao peixinho aqui tá gente agora aqui só vai pode quem acha agora sem pôr a mão que essa igual aquela porque tem um levantamento de hipóteses e antecipação observação isso tudo quando você vai fazer um texto uma

Entrevista um tcc uma tese uma interpretação tudo isso vai vai é o ser humano diferenciado nossa ganhamos o prêmio em brasília nós passamos uma auditoria né porque hoje em dia você põe lá um lago na sua escola e manda brasília então os finalistas receberam uma auditoria ficaram dois dias aqui vindo várias coisas uma delas por exemplo eu não falei mas custo se

Perceber que até agora o custo é um cano é um cano né não tem não tem arma escola não tem verba não sei o que tal não é verdade e eles foram em casas que a gente indicou flora indica as 56 casos e foram ver ó tá foram ver captação de água por aqui se assim não alimente os peixes né e aí vocês viram eu não tenho nenhuma ser que há entre o refeitório e

O lago um acho que quatro cinco anos já que tem um lago é nunca apareceu um pão jogado aqui farelinho de bolacha nada disso porque quando as crianças vem aqui água aos 10 alunos que vem então vem um do 1º ano do 1º b do 2º ano 2º b eles agoa lá os canteiros e já vai sentando aqui imagina aos seus adultos têm essa sensação imagina as crianças né todos nós

Nos questionando e aí vem aqui uma ong trabalha aí em em 60 países não sei o que falou para mim davi você já viu já ouviu a lidar com a polia faz uns quatro anos isso muito novo há 4 anos atrás hidroponia não aquaponia não aí porque tem países que não têm terra para plantar né aí eu moro no apartamento não mas se eu for lá na casa de você compra terra

Um vazão e você tem terra não tem país que não tem pé e eles fazem horta e na aí o que acontece o peixe suja água para planta que limpa água para o peixe então lá dentro não tem um pingo de terra tomatinho cereja tem um tomatinho já aparecendo ali tava tem argila expandida né o princípio da companhia na verdade é o peixe e manda os nutrientes do lago ele é

Um ecossistema que rico e no triângulo para ela vai para lá e volta isso ela vai ela vai suja e volta limpa vai ser de volta limpa olha o lago tá tá cristo agora é possível porque aprovação das professoras eu vou parar minha aula de matemática porque eu tenho que ir lá na horta e aí virou tarefa virou peso tal e a gente conseguiu a inverter um pouco isso e aqui

É um exemplo bem claro né então eles aprenderam lá na sala de informática lá que um litro de óleo polui 25 mil litros de água isso aí baseado lá no site da sabesp tá aí no mês de outubro de dois mil e dezenove nós tínhamos arrecadado quando eles vieram aqui começaram ah ah ah ah medir né aí o minhocário gente então é nós vamos lá a primeira composteira

Lá que aquela compostagem natural que pode ser no pneuzinho ou como tem muita árvore aqui tem lá em cima compostagem então para quem não eu descobri outro dia porque aqui caindo abacate é para levar católico vai pegando respondo aqui e aí eu descobri que o abacate é uma das frutas que a minhoca mais garantinha aqui eu não sei se vai dar para ver dá para ver se

Você chegar bem em cima é um brilho que tem é o meu que tá lá dentro do potinho vamos subir por aqui ele tem os comedouros de de pássaro tem aí eu só pra vocês verem o aqui só tem pedra tá só tem pedra não tem um pingo de terra aí e a as crianças vão decidir vamos fazer junto aí tem a professora que corta põe no saquinho levam para casa tem a outra que faz

O lanche na própria escola né vou pegar esse espírito que você conseguiu criar aquele colocar as crianças participando da construção de tudo isso ração cada a professora fez o seu marco zero escolher um dos temas então tem consumo de papel consumo de água restos de alimentos cada uma foi quantificando enquanto a gente ia melhorando os pássaros foram codificando

Para ter o marco zero para poder avançar depois e aí um detalhe no momento uma professora falou bonita viu vi na internet não vi na televisão um programa assim assim assim tal que aparecia negócio de pneu para vou assistir aí lá no meio vou falar o prédio da google aparecia que eles pegavam lá todas as sobras orgânicas e já trituravam lá e já subir em 45 minutos

Para as hortas que eles tinham telhado free como assim 45 minutos eu tô tentando falar com as meninas que sem paciência tranquilidade processo alguém falando de 45 minutos e aí fui conhecer né aí para minha surpresa é em e aí eu já saí da televisão já entrei em são bernardo aqui no bairro aqui próximo aí fui conversei conversei conversei conversei eu vendi

O projeto e ele me envia máquina né e aí acho que eu ganhei a briga porque ele dou a máquina para escola essa máquina custa valor dela e acima de 40 mil né até onde eu sei tem três escolas que têm essa máquina deve ter liguei ele ou arquidiocesano e o anitta e o detalhe aqui as crianças estão aí eles você perguntar para gente sobre como é que funciona eles mexem

Transcrito do video
Movimento Escolas pelo Clima – Escola Sustentável Tour EMEB Annita Magrini Guedes By Reconectta